domingo, 6 de novembro de 2011

Artigo - 7 pecados que o corredor não pode cometer - parte 3

Artigo - 7 pecados que o corredor não pode cometer - parte 3

PRÓS E CONTRAS DA CORRIDA

Não resta dúvida que fazer exercício físico, seja ele qual for, é benéfico à saúde. Porém, o excesso pode acarretar diversos problemas, tanto físicos como psíquicos. No caso da corrida é uma atividade altamente motivadora e viciante pela quantidade de endorfinas que libera no corpo.

Na "era Cooper", dos anos 70 do século passado, surgiram várias provas e maratonas no Brasil e no mundo, e muitas pessoas descobriram o prazer e o que significava o grande "barato da corrida". Mas estudos posteriores tentaram qualificar os limites entre o bom e o mau. Ou seja, a partir de quando a corrida passa a fazer mal e ser um pecado para o corpo e/ou para a cabeça.

Estudiosos classificaram como "dependência positiva" (Positive Addiction) os fatores ligados aos benefícios físicos e psicológicos especialmente a auto-estima gerada pela corrida. Já outros fizeram uso do termo Negative Addiction considerando os transtornos que afetam a vida de quem comete o pecado de correr em excesso.

Algumas pesquisas falam até em dependência da corrida, similar a qualquer outro desvio ligado a corpo, tais como a anorexia nervosa, a vigorexia e a compulsão pela comida.

Quando comparados homens e mulheres na questão da dependência ou nesses pecados, embora na prática, estatisticamente elas se machuquem menos e tolerem melhor a abstinência, as mulheres sofrem uma pressão social muito maior de reprovação, ainda resultado da sociedade machista que vivemos.

Amigos corredores. Não pensem que esse artigo tenha a intenção de desestimular a corrida ou que eu seja contra a atividade. Como tudo na vida, ela deve ser praticada para proporcionar prazer, amizade e convívio social saudável que são, na verdade, as características principais da corrida.

De certa forma passei por alguns momentos e também cometi alguns desses pecados. Não suportava ficar um dia sem correr e ficava aborrecido quando aparecia um compromisso que me tirava da rotina de treinamento, demonstrando egoísmo, que poderia ser classificado como mais um pecado esportivo.

A corrida é tão espetacular que serve de base para qualquer outra modalidade esportiva quando se deseja desenvolver resistência. É tão espetacular que no meio do povão de short e camiseta todos são iguais perante os quilômetros que faltam para a chegada. Seja pobre ou rico, engenheiro ou gari, branco ou negro, feio ou bonito, de qualquer religião. Como qualquer outra atividade, a corrida não é completa por si só, mas deve ser praticada com bom senso.

Autor: Luiz Carlos de Moraes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário