domingo, 27 de novembro de 2011

Você corre para que?

Por Rodrigo Gerhardt

Por uma mente sã
Relaxe e mude seus hábitos
Para quem vive na panela de pressão que é a rotina urbana diária, o termo "válvula de escape" se tornou um dos clichês preferidos para a corrida — não à toa, já que ter um tempo para você mesmo e deixar-se levar pelo embalo das passadas prestando atenção apenas na própria respiração pode ser uma das melhores formas de esquecer os problemas ou refletir sobre eles. De quebra, o treino regular nos ajuda a regrar a vida. Entenda como isso ocorre:
ALÍVIO DO ESTRESSE E DA ANSIEDADE
Após 30 minutos de corrida, em resposta à atividade física, o cérebro é estimulado a liberar neurotransmissores que aliviam a dor e tensões, promovem relaxamento, bem-estar e até euforia: as endorfinas. Pela liberação desse hormônio, que é um verdadeiro "barato" natural e que melhora a qualidade do sono e o humor, a corrida vem sendo cada vez mais recomendada como coadjuvante nos tratamentos de depressão e transtornos de ansiedade. Uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Vermont (EUA) demonstrou que os efeitos no humor duram mais do que se imaginava – cerca de 12 horas. "Isso mostra que o exercício tem o potencial de amenizar o estresse diário", afirma Jeremy Sibold, professor-assistente de Reabilitação e Ciência do Movimento da Universidade de Vermont.
ADOÇÃO DE HÁBITOS POSITIVOS
Se você somar a ação das endorfinas com a sensação de emagrecer ou completar pela primeira vez os 10 km, o resultado será autoconfiança e autoestima lá em cima, condição ideal para parar de fumar, controlar a alimentação ou evitar bebedeiras. "As respostas fisiológicas e psicológicas estão intimamente inter-relacionadas e se refletem no comportamento. Da percepção dos benefícios positivos vem o estado de satisfação, que age como um reforço para a continuidade", diz a psicóloga do esporte e doutora em psicologia pela USP Sâmia Hallage. Essa é a condição ideal para vencer qualquer preguiça.

DISCIPLINA E APERFEIÇOAMENTO
Importante para o treino esportivo, o planejamento de metas e objetivos é uma estratégia tanto para manter o atleta motivado em sua superação quanto para regrar e controlar sua evolução. Isso pode ser incorporado à vida diária, sobretudo a profissional, por estimular qualidades como persistência e foco. "O corredor deve estabelecer metas desafiadoras a curto, médio e longo prazo, mas reais, possíveis de serem cumpridas, caso contrário trarão frustração. Será um tiro no pé", diz Sâmia.

http://runnersworld.abril.com.br/materias/correrpq/index05.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário