domingo, 20 de novembro de 2011

Como conciliar trabalho e a planilha para correr a maratona




Você está se preparando para uma maratona, mas o trabalho não deixa que se dedique aos treinos tanto quanto gostaria? Marilson Gomes dos Santos, campeão da São Silvestre 2010, ensina o que deve fazer


Treinar para uma maratona requer tempo e dedicação. Mas como se empenhar quando a jornada de trabalho e os compromissos do dia a dia não dão uma folga na agenda? Marilson Gomes dos Santos, bicampeão da Maratona de Nova York e da São Silvestre de 2010, afirma que mesmo com os minutos contados é possível adaptar a rotina apertada aos treinos diários. “Como não é preciso seguir uma planilha de elite, não há necessidade de correr 200k por semana, como fazemos. Nesse caso, o ideal é correr 100k”, avalia. Dessa forma, você pode ter uma rotina de treinos menos rígida e, assim, perceberá os resultados, visto que não ficará se cobrando tanto em relação à quilometragem semanal.

Outra dica é dividir os 100k conforme a sua disponibilidade de tempo. Quando puder correr mais, faça um treino um pouco maior. Caso precise ficar menos tempo na rua por conta de uma reunião, por exemplo, não se culpe e invista em menos passadas. O importante é totalizar os 100k ao término da semana. Caso tenha uma agenda um pouco mais maleável, opte por treinar no período da manhã, pois, como a maior parte das maratonas ocorre nesse período, estará mais habituado na hora da prova. “Quando treinamos no mesmo período em que iremos competir, o corpo fica acostumado e nos sentimos melhor nas provas”, ensina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário