domingo, 1 de janeiro de 2012

É bom treinar com dores musculares?

Você está com a musculatura toda dolorida e não sabe se deve, ou não, investir nos treinos? A SPORT LIFE tira as suas dúvidas!

Deve-se treinar com dores musculares?

A resposta é depende. As dores são um sinal de que há algo de errado com as fibras musculares recrutadas no treino. Por isso, um esforço excessivo pode levar a rupturas mais extensas. Se for apenas uma dor muscular simples, ela não têm importância clínica e passa em dois ou três dias, sendo frequente você sentir o pico da dor no segundo dia. Se for possível, faça um treino leve para ajudar na recuperação, preparando o músculo para um novo esforço mais tarde, além de ativar e promover a circulação fazendo chegar mais sangue e nutrientes ao músculo, o que diluí o ácido láctico e outros metabolitos que prejudicam a sua reparação.
No entanto, uma dor muito intensa pode ser indício de uma rotura muito extensa. Caso perceba que o músculo apresenta uma cor mais escura ou você tenha alguma limitação nos movimentos, procure um médico. Se as dores demoram a passar você pode recorrer a uma massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário