Trânsito, poluição e calçamento esburacado são só o início do desafio urbano
por Fernando MenezesVencer obstáculos é habilidade que atleta nenhum abre mão de desenvolver - seja ele profissional ou amador. No caso de quem escolheu a corrida e a cidade grande como espaço de treino, preocupações com o trânsito, a poluição e falta de locais próprios para a prática de exercícios ganham importância redobrada. "Um grupo de corrida ou um instrutor ajudam a vencer os primeiros desafios", afirma o maratonista Mário Sérgio Silva, diretor geral do grupo de corrida Run & Fun, que atende mais de dois mil alunos. "A troca de experiências entre os corredores contribui para que o treino na cidade renda mais e inibe o desânimo". Para fazer parte deste pelotão de elite, que não abre mão dos exercícios de jeito nenhum, fique atento ás dicas.
1. Olho no relógio e na previsão do tempoNas cidades, os corredores precisam ficar ainda mais atentos ao tempo seco, quando a poluição fica mais concentrada no horizonte. O treino deve ser feito fora dos picos de rush, quando o trânsito e os gases tóxicos são mais perigosos. "O monóxido de carbono liberado pelos carros, motos, ônibus e caminhões prejudica o rendimento do treino ao congestionar o sistema respiratório. O ideal é evitar a corrida entre as 10h e 17h, quando as ruas estão mais cheias", afirma o professor.
2.Hidratação
Em um treino que dura uma hora, é preciso consumir entre 400 e 800 mililitros de água - seu corpo exige entre 100 e 200 mililitros de água a cada 15 minutos de corrida, de acordo com uma pesquisa da American College of Sports Medicine. Mas evite carregar uma garrafinha nas mãos, o que pode prejudicar sua postura e o movimento dos braços durante o treino. "Existem garrafas próprias para corredores, que podem ser presas em uma espécie de cinto. Outra opção é parar num quiosque quando sentir sede, com o cuidado de não exagerar", afirma o treinador. Ninguém consegue continuar correndo com o estômago pesado após ingerir muita água.
Em um treino que dura uma hora, é preciso consumir entre 400 e 800 mililitros de água - seu corpo exige entre 100 e 200 mililitros de água a cada 15 minutos de corrida, de acordo com uma pesquisa da American College of Sports Medicine. Mas evite carregar uma garrafinha nas mãos, o que pode prejudicar sua postura e o movimento dos braços durante o treino. "Existem garrafas próprias para corredores, que podem ser presas em uma espécie de cinto. Outra opção é parar num quiosque quando sentir sede, com o cuidado de não exagerar", afirma o treinador. Ninguém consegue continuar correndo com o estômago pesado após ingerir muita água.
3. Cuidado onde pisa
Durante o treino na cidade, é preciso tomar cuidado onde pisa. Desníveis, buracos nas calçadas e falta de calçamento podem provocar lesões ou levar você a pisar em falso. "Olhe para o chão a uma distância de dois metros à frente. Você evitar tropeçar em lombadas, esbarrar em outras pessoas e se machucar".
Durante o treino na cidade, é preciso tomar cuidado onde pisa. Desníveis, buracos nas calçadas e falta de calçamento podem provocar lesões ou levar você a pisar em falso. "Olhe para o chão a uma distância de dois metros à frente. Você evitar tropeçar em lombadas, esbarrar em outras pessoas e se machucar".
4. Rota certa
Antes de sair correndo, percorra o trajeto numa caminhada. Isso dá noção da distância, alerta para problemas de calçamento e chama a atenção para os sinais de trânsito que faltam ou estão quebrados. Se for correr à noite, faça o trajeto neste mesmo período para checar se a iluminação disponível é suficiente ou se há policiamento nas redondezas.
Antes de sair correndo, percorra o trajeto numa caminhada. Isso dá noção da distância, alerta para problemas de calçamento e chama a atenção para os sinais de trânsito que faltam ou estão quebrados. Se for correr à noite, faça o trajeto neste mesmo período para checar se a iluminação disponível é suficiente ou se há policiamento nas redondezas.
5. Cuidado com o trânsitoO trânsito realmente pode atrapalhar o treino se alguns cuidados não forem tomados. Correr na calçada e ter de desviar dos passantes pode ser mais cansativo, mas ainda é a opção mais segura. "Também é importante montar a rota considerando os semáforos. Fica mais fácil correr por calçadas onde o número de interrupções é menor", afirma o maratonista George Volpão, que corre em cidades há 15 anos.
No caso de quem se arrisca a correr na rua, é mais seguro correr no sentido oposto ao do tráfego. "O corredor consegue acompanhar o movimento dos veículos e tem mais chances de prevenir acidentes", explica. Outra dica importante: quando treinar com um grupo, corra em fila em vez de formar blocos ocupando uma faixa inteira ou bloqueando a via.
No caso de quem se arrisca a correr na rua, é mais seguro correr no sentido oposto ao do tráfego. "O corredor consegue acompanhar o movimento dos veículos e tem mais chances de prevenir acidentes", explica. Outra dica importante: quando treinar com um grupo, corra em fila em vez de formar blocos ocupando uma faixa inteira ou bloqueando a via.
6. Boca fechada e ouvidos atentos
Se você corre em grupo, é importante tomar cuidado com a conversa e não se distrair. O tráfego, os sinais de trânsito, os problemas no piso e os pedestres já dificultam bastante a atividade. Evite ouvir música, menos ainda com o volume alto, ou falar demais.
Se você corre em grupo, é importante tomar cuidado com a conversa e não se distrair. O tráfego, os sinais de trânsito, os problemas no piso e os pedestres já dificultam bastante a atividade. Evite ouvir música, menos ainda com o volume alto, ou falar demais.
7. Roupa certa
Assim como os ciclistas, os corredores que querem treinar na cidade precisam usar roupas de cores vivas, bem visíveis para os motoristas e que diminuam as chances de acidentes. "Como o indicado é treinar no começo da manhã ou de noite, quando a iluminação é mais baixa, os trajes ajudam a deixar o atleta mais visível", explica Mário Sérgio. "Um uniforme confortável é composto por camisas dryfit e shorts curtos", aconselha George Volpão.
Assim como os ciclistas, os corredores que querem treinar na cidade precisam usar roupas de cores vivas, bem visíveis para os motoristas e que diminuam as chances de acidentes. "Como o indicado é treinar no começo da manhã ou de noite, quando a iluminação é mais baixa, os trajes ajudam a deixar o atleta mais visível", explica Mário Sérgio. "Um uniforme confortável é composto por camisas dryfit e shorts curtos", aconselha George Volpão.
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