terça-feira, 5 de março de 2013

Obesidade Caminhada-Corrida

Toda vez que pessoas se observam com 

sobre peso ou obesas, as primeiras 

reações que lhes vêem a cabeça são: 

comer menos e fazer exercícios físicos. POR 





Toda vez que pessoas se observam com sobre peso ou obesas, as primeiras reações que lhes vêem a cabeça são: comer menos e fazer exercícios físicos.
Logo, são adeptas de uma dieta radical ou moderada e procuram praticar exercício físico da forma mais exaustiva que puderem...
É fato que no mundo das corridas de rua, e que todos já observaram por ai, num final de semana com as ruas bloqueadas, nas praias, nas auto-estradas, nos parques, é um sem fim de pessoas correndo e se exercitando.
Em se tratando de exageros, vemos alguns casos de pessoas correndo com blusas plásticas e nylon, em ritmos alucinados para a sua corrida em ladeiras e nas esteiras, onde tentam obter vantagens sobre o tempo.
Quer ter uma idéia de quantas pessoas tem sobrepeso e ou são obesas e estão correndo? Basta contar dez pessoas em qualquer lugar onde a prática de corrida é comum e você verá que das dez, pelo menos cinco a oito pessoas estão com sobrepeso ou obesas.

Mas será que é errado correr obeso?
Informo que, correr acima do peso ideal, pelo menos, deve causar algum tipo de sobrecarga física, já que o peso maior, no mínimo, deverá potencializar a quantidade em quilos, na forma de impactos, sobre os membros inferiores do corredor.

Não estou evidenciando os iniciantes de tudo, que além do sobre peso e da obesidade, podem ainda apresentar, provisoriamente, uma estrutura muscular deficiente. Além destes fatores, parte da sua coordenação neuro-motora, ainda precária deverá ajudar a comprometer suas passadas e portanto, deficiente, biomecânicamente, na absorção de impacto.
Só para saber: um quilo acima do peso ideal deverá produzir, aproximadamente, dois quilos a mais de força na forma de impacto para as suas pernas.
Portanto, tente caminhar antes de correr e exercitar-se antes de correr. Acostumar-se com a idéia de um corpo mais magro antes de iniciar-se na corrida produzirá mais lucros para a sua saúde.

Duas situações de pessoas obesas ou com sobre peso, podem ser assim analisadas:

Enquanto andam, a linha do centro de gravidade atuará em pontos previstos de sua estrutura biomecânica, para uma eficiente e inofensiva prática de exercício físico aeróbico.

Enquanto correndo, a linha do centro de gravidade atuará fora dos pontos previstos, biomecânicamente e permitira o surgimento de dores em pelo menos dois pontos importantes; na região lombar e nas articulações dos joelhos.

Diante destas evidências, fica a forte recomendação para que a prática de exercício seja de forma coerente e segura.


Emagrecer para correr e não correr para emagrecer...
Bons treinos

http://blog.miguelsarkis.com.br/2009/09/obesidade-toda-vez-que-pessoas-se.html?spref=bl


   Os artigos publicados pela Redação do Blog MOTIVO PRA CORRER=ESPORTE SAÚDE E LAZER são coletados na Internet ou enviados por nossos colaboradores e não necessariamente representam a opinião de nossa equipe. Nosso objetivo é o de fornecer os mais variados pontos de vista para profissionais e amadores amantes e simpatizantes deste esporte.
-- 
Gilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário