quinta-feira, 3 de julho de 2014

OBJETIVO SIM , PRESSÃO NÃO




dreamstime_xl_33552420


O BICHINHO da corrida me picou. E agora cada corrida vem com um gostinho de que posso me superar, mas muitas vezes uma cobrança, um crítico interno dizendo que não sou suficientemente bom, seja porque comecei a correr muito tarde, ou porque minha disciplina não está cem por cento, ou porque meu amigo que começou a correr depois de mim é mais rápido e mais focado.
Estamos sempre nos esforçando por algo. Especialmente falando de corrida, ou qualquer outro esporte competitivo, estamos sempre buscando alguma melhoria, seja tempo, distância, aprender uma nova modalidade, etc.
A palavra esforço sempre me incomodou um pouco, não do ponto de vista da superação, mas do ponto de vista social, do paradigma de que só se angaria algo (especialmente a felicidade), após algum tipo de sacrifício.
Muitas filosofias orientais têm um conceito totalmente oposto, o do não esforço. Esse “não esforço” não quer dizer preguiça ou inércia, mas fazer o que tem que ser feito em um estado de relaxamento. Relaxamento mental e físico. E mesmo quando se utiliza da força física, estando em relaxamento, a força não parte da tensão, mas de uma energia própria do movimento consciente.
Afinal, em toda tensão reside uma forma de defesa. E quanto mais tenso, mais esforço se faz para que se movimente, gastando mais energia do que se o movimento vier da dinâmica natural do corpo, ou seja, em toda tensão há um desperdício energético que poderia ser usado para uma melhor performance. E para se conseguir isso, a base é o treino da mente, o relaxar a mente – a meditação.
“Imagine o que acontece ao seu estresse se você vai atrás do resultado que deseja apaixonadamente sem nunca se prender a ele?”
Parece paradoxal, mas conversando com corredores de modalidades como a ultramaratona, torna-se muito claro que aqueles que conseguem vencer os desafios de provas com distâncias descomunais, conseguem manter a mente – e consequentemente o corpo – em um estado de não esforço, de relaxamento e atenção presentes, entregues completamente ao momento e menos à cobrança pelo alcance do objetivo. Afinal, o preparo para aquele objetivo já está feito e manter-se em estado de tensão é o mesmo que não confiar no seu próprio preparo.
Este claro paradoxo só pode ser entendido em um nível que vai além da mente. Mas tenho certeza de que você entende. Afinal, você sente a corrida com a alegria da exploração e da descoberta, por meio dessa verdadeira compulsão humana por um significado da vida, pela apreciação de um certo mistério que acontece quando o movimento adquire um pulso que o coloca em contato com seu interior, com o sábio que habita dentro de cada um de nós e aprecia a vida acontecendo segundo a segundo.
Assim, fica aqui a sugestão de, ao invés de colocar cobranças ou críticas sobre a sua motivação, que a cada treino você esteja totalmente atento e entregue a cada movimento, agindo no agora com total lucidez, sorrindo a cada passo e não só ao alcançar o resultado desejado.
Relaxe, respire, movimente-se, sorria! A superação virá naturalmente!  #vamoscomtudo

THIANNE_PROThianne Leonardo trabalha com marketing e mora em São Paulo. Adora as pessoas, o esporte e a comunicação. Descobriu que os grandes desafios da vida são: conhecer a si mesmo, conhecer o outro, reconhecer e valorizar diferenças e, com isso gerar harmonia, cooperação e felicidade! Corre desde 2004, medita desde 2009 e escreve o blog Experimente Meditar. O esporte é para ela, também uma forma de autoconhecimento e escrever vem da vontade de motivar outras pessoas a terem uma vida repleta de bem-estar! Thianne é autora do blog Experimente meditar e também oferece palestras, vivências e workshops de Psicologia, Eneagrama e Desenvolvimento humano.
http://www.jornalcorrida.com.br/runbrasil/2014/03/objetivo-sem-objetivo-por-thianne-leonardo/

Os artigos publicados pela Redação do Blog MOTIVO PRA CORRER=ESPORTE SAÚDE E LAZER são coletados na Internet ou enviados por nossos colaboradores e não necessariamente representam a opinião de nossa equipe. Nosso objetivo é o de fornecer os mais variados pontos de vista para profissionais e amadores amantes e simpatizantes deste esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário