sábado, 4 de janeiro de 2014

DESCUBRA AS VANTAGENS DAS MEIAS DE COMPRESSÃO

Saiba o porquê desse acessório ter ganhado as ruas

Texto de Luis Nascimento, fisioterapeuta


A atividade é ótima para fortalecer todo o corpo


Nos últimos anos temos assistido um maior número de atletas que usam meias de compressão. À primeira vista pode parecer que não é mais do que uma nova “moda” dos corredores de longa distância. Mas qual é o efeito desse acessório? Qual a fundamentação para o uso das meias de compressão?
Existem várias teorias para fundamentar o uso das meias compressivas. A primeira se baseia no retorno venoso, uma vez que o sangue tem tendência a acumular-se no nível das pernas, tanto em repouso, como em exercício. Desta forma, o uso das meias aumenta o aporte de oxigênio nos músculos, facilitando o retorno venoso e a remoção de metabólitos recorrentes da atividade física (Ex: ácido láctico). Assim sendo, a homeostase muscular será mais eficiente, melhorando a capacidade de resistência do atleta.
A segunda teoria é menos conhecida entre os atletas, no entanto não menos importante: é a vibração muscular. Quando um atleta corre, existem inúmeras forças de impacto a que os músculos e tendões do membro inferior são sujeitos, principalmente quando falamos em superfícies mais irregulares ou rígidas.  Pensa-se que esta vibração pode ser uma das causas de dor muscular tardia. Desta forma, as meias de compressão muscular vão permitir uma maior estabilidade muscular e uma menor vibração muscular e maior propriocepção.

Resumo das vantagens das meias de compressão:
•         Aumentar o aporte de oxigênio nos músculos;
        Melhorar o retorno venoso;
        Acelerar o processo de remoção do ácido láctico nos músculos;
        Reduzir a vibração muscular nos gêmeos, promovendo um maior equilíbrio e propriocepção e uma menor fadiga muscular;
        Manter a temperatura do corpo (principalmente nas pernas);
        Reduzir o risco de lesões.




Os artigos publicados pela Redação do Blog MOTIVO PRA CORRER=ESPORTE SAÚDE E LAZER são coletados na Internet ou enviados por nossos colaboradores e não necessariamente representam a opinião de nossa equipe. Nosso objetivo é o de fornecer os mais variados pontos de vista para profissionais e amadores amantes e simpatizantes deste esporte.clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário