domingo, 22 de dezembro de 2013

ALIMENTAÇÃO CORRETA, BOM DESEMPENHO

O que você come antes e depois do treino tem reflexo direto na performance esportiva. Confira algumas dica


____________________________
177531437

Foto: Thinkstock.








A alimentação adequada antes, durante e depois do treino é essencial para obter os resultados esperados na corrida – ou em qualquer outro esporte. “O lanche pré-treino deve nutrir, sem pesar, e tem papel importante no sucesso da atividade física, já que prepara o organismo para o esforço”, exemplifica Flavia Ohde, médica especializada em nutrologia e professora de Estética Médica na Faculdade Inspirar.
Segundo ela, respeitar um tempo limite de alimentação antes de cada treino é importante: “O correto é que o atleta se alimente até 45 minutos antes de iniciar um exercício”. Flavia também recomenda que, nesse momento, o atleta evite se alimentar apenas com líquidos, ou com refeições gordurosas e de difícil digestão, como carnes e massas. “Isso pode ocasionar refluxo, formação de gases e dor no estômago, o que leva a uma diminuição da eficiência no treino”, alerta.
Já no pós-treino, pelo fato de o organismo ter sofrido um forte desgaste, é necessário repor a energia e iniciar a reparação do músculo o quanto antes. “A reposição adequada ajuda na construção da massa muscular, garantindo uma melhor composição corporal”, afirma a nutróloga.
Confira a seguir o que não pode faltar na sua alimentação antes e depois da corrida:
Pré-treinoO principal nutriente que o corredor deve consumir antes do treino é o carboidrato. Ele é essencial para a geração de energia pelos músculos e evita qualquer processo de hipoglicemia (queda de açúcar no sangue). Fontes mais leves, como pães, biscoitos, cereais e frutas, podem ser ingeridas de 30 a 40 minutos antes da atividade. Para refeições maiores, como uma macarronada, o ideal são duas horas de antecedência. Sucos e água de coco podem servir de complemento no pré-treino, também ajudando a hidratar o corpo. 
Pós-treino
No pós-treino imediato, o organismo tem maior capacidade de absorver e reter nutrientes. É o melhor momento para garantir uma reidratação adequada, restaurar as reservas de carboidratos e iniciar a recuperação muscular. A refeição deve equilibrar proteínas (leite e derivados, carnes magras, frios ou ovo) e carboidratos (pão, macarrão, arroz, batata, milho, cereais, biscoitos).


http://www.suacorrida.com.br/alimentacao/alimentacao-correta-bons-resultados/








Os artigos publicados pela Redação do Blog MOTIVO PRA CORRER=ESPORTE SAÚDE E LAZER são coletados na Internet ou enviados por nossos colaboradores e não necessariamente representam a opinião de nossa equipe. Nosso objetivo é o de fornecer os mais variados pontos de vista para profissionais e amadores amantes e simpatizantes deste esporte.clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário