quarta-feira, 25 de setembro de 2013

5 truques que aceleram a recuperação


5 TRUQUES QUE ACELERAM A 

RECUPERAÇÃO, SE VOCÊ FEZ UM 


SEÇÃO DE 

TREINO MUITO PUXADO.



Foto: Há um tipo de mal chamado anemia do corredor, também conhecido como anemia de origem mecânica ou destruição de glóbulos vermelhos por esforço. Se deve aos contínuos microtraumatismos do pé contra o chão quando se corre. Embora seja comum entre os runners, também podem padecer mulheres que fazem dança ou aeróbica com impacto.
Quando os níveis de hemoglobina estão baixos, o
transporte de oxigênio se vê limitado e, portanto, o rendimento em atividades aeróbicas diminui. Em todo o organismo, há entre 4 g e 5 g de ferro e a maior parte se encontra na hemoglobina. Para superar a anemia do corredor, no entanto, não é suficiente apenas o aporte de ferro e de alimentos ricos em vitamina B12 (necessária para a síntese e a multiplicação das células). Também há que se evitar a causa que a produz.
Você deve parar de correr e passar a treinar com a bike ou na piscina. Ao voltar aos treinos, não corra mais de
30 min, nunca aposte no asfalto e use um tênis com amortecimento. Níveis normais de hemoglobina no sangue do homem adulto – 13 g/dl a 16 g/dl – e de uma mulher adulta –11,5 g/dl a 14,5 g/dl.

Se você levou uma boa surra no treino de bike ou participou de uma seção de corrida muito puxada, o dia seguinte fará grande diferença para que você continue os treinos progressivamente ou se você terá de parar por sobrecarga. Aqui, você encontra dicas simples que farão com que se recupere mais facilmente.

1. Faça uma caminhada suave de 15 min para ativar a circulação das pernas promovendo a eliminação de toxinas e levando aos seus músculos os nutrientes de que eles precisam.

2. Busque um momento do dia para relaxar e colocar as pernas para cima por, pelo menos, 10 min.


3. Banhos de contraste ativam a circulação. Encha a banheira com água quente e coloque ao lado um grande recipiente com cubos de gelo. Alterne 2 min na banheira com 10 a 30 s na água fria. Você pode fazer, ainda, de outra forma: banheira com água fria e um balde com água quente. A última opção para conseguir um efeito similar é usando o chuveiro. Mude a temperatura manualmente.


4. Estique suavemente os músculos que você trabalhou no treino, além de fazer uma bela massagem. Você mesmo pode fazer suaves fricções esfregando do tornozelos em direção a virilha. Isso auxilia o retorno venoso.


5. O sono é a melhor recuperação. Se você tiver tempo, tire um cochilo depois do treino. Não mais de uma hora. E, durante a noite, durma cerca de oito horas.


https://www.facebook.com/SportLifeBrasil


    Os artigos publicados pela Redação do Blog MOTIVO PRA CORRER=ESPORTE SAÚDE E LAZER são coletados na Internet ou enviados por nossos colaboradores e não necessariamente representam a opinião de nossa equipe. Nosso objetivo é o de fornecer os mais variados pontos de vista para profissionais e amadores amantes e simpatizantes deste esporte.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário