domingo, 17 de fevereiro de 2013

Dúvidas comuns do iniciante no triathlon

Com a popularização do esporte, diversos iniciantes na modalidade acabam lidando com situações e perguntas em comum. Confira as mais frequentes   Por Vinícius Santana – ironguides.net  

 
foto: ivan padovani - ativo.com














Com a popularização do esporte, diversos atletas iniciantes na modalidade acabam lidando com situações e perguntas em comum. Veja quais são as perguntas mais frequentes.
O quanto é necessário treinar para completar um triathlon?
Não existe um limite mínimo de treino para você completar seu primeiro triathlon. Com certeza não são necessários meses e meses de preparação e diversas horas diárias, principalmente presumindo que a prova será na distância short, a mais curta do triathlon.
Claro que tudo depende de seus objetivos para a prova, mas uma planilha de treinamento básica pode ser elaborada por três ou quatro treinos de 20-30 minutos cada. Você não vai ganhar nenhuma prova com essa carga, mas é suficiente para lhe deixar pronto para terminar seu primeiro triathlon, no qual seu objetivo é apenas curtir a prova, e completá-la, a partir dali você tem uma real idéia do que você já é capaz de fazer, e o quanto precisa treinar para atingir os próximos objetivos.
Que tipo de bicicleta devo usar?
O primeiro passo para responder essa pergunta é decidir o quanto você está disposto a gastar, pois opções existem para todos os bolsos, desde uma Mountain Bike emprestada, que irá te atender perfeitamente se seu objetivo for apenas completar a prova, até uma bike de speed semi-nova que pode ser adquirida por cerca de mil a dois mil reais, até as bikes de carbono mais atuais, testadas em túnel de vento, com fibra de carbono e com valores que podem chegar fácil aos quinze mil reais, bikes essas que geralmente são usada por profissionais ou atletas de performance.
Porém, mais importante que o valor da bike, é encontrar um equipamento que seja do seu tamanho e atenda suas características, principalmente que ofereça certo conforto ao pedalar, pois para o atleta iniciante estar confortável é muito mais importante do que qualquer ganho aerodinâmico que venha de uma posição mais agressiva.
Eu preciso de uma roupa de neoprene?
Essa é uma pergunta interessante. As provas do Troféu Brasil liberam o wetsuit para todos os atletas amadores, porém, na maioria dos casos a água não passa do limite mínimo para que o uso do wetsuit seja obrigatório, portanto, usa quem quer (ou tem!). Caso for participar de outros eventos, procure saber com a organização a temperatura da água e regras relacionadas ao wetsuit. É pouco provável que você precise comprar um logo para o primeiro triathlon, mas dependendo da época do ano, temperatura da água, e organizador, será preciso usar um wetsuit.
Caso seja necessário, você pode pegar emprestado com algum amigo, mas cuidado para não usar o wetsuit de surf ou mergulho, pois ele não dá liberdade de movimento suficiente, o que irá tornar a natação ainda mais complicada. Caso decida comprar um wetsuit, novamente, é uma questão de orçamento, desde uma peça seminova de uma marca nacional, até os modelos mais elaborados das marcas estrangeiras.
O que preciso comer na manhã da prova?
Considere a duração da prova, além do tempo gasto de seu hotel/casa até a hora da largada. Considere também o que você vem comendo antes de seus treinos e quando você faz essas refeições.
De um modo geral, alimente-se para a prova com a mesma refeição que utiliza antes dos treinos, porém, devido a intensidade da prova, procure terminar seu café cerca de 2 horas antes da largada do evento, dessa maneira todo o alimento ja terá sido processado. Uma vez que chegar ao local da prova, carregue com você uma garrafa de isotônico para lhe manter hidratado, e caso precise consumir algo, prefira calorias líquidas ou até mesmo um gel, que é uma excelente opção para os momentos que antecedem a largada. 
O que preciso comer durante a prova?
Caso esteja participando de um triathlon na distância short, é provável que você só ira precisar de água. Porém, em distâncias mais longas é preciso ingerir calorias, uma boa referência é 1 grama de carboidrato por kg do seu peso, por hora, após a primeira hora. Portanto, um atleta de 70kg que pretende completar um triathlon olímpico em cerca de três horas, deve consumir cerca de 140g de carboidrato, ou 560 kcalorias. O Gel é uma opção conveniente que contém entre 80-140 calorias por unidade.
É importante também se manter hidratado, usando uma fórmula padrão de 1 litro de água por hora de prova. Se a prova for mais longa do que uma hora, procure ingerir sais minerais, isotônicos, que são uma ótima opção.
Bons treinos e boa estréia no triathlon!
http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=1814352900200662619#editor/target=post;postID=4887629043755277142
Os artigos publicados pela Redação do Blog MOTIVO PRA CORRER=ESPORTE SAÚDE E LAZER ,são coletados na Internet ou enviados por nossos colaboradores, e não necessariamente representam a opinião de nossa equipe. Nosso objetivo é o de fornecer os mais variados pontos de vista para profissionais e amadores amantes e simpatizantes deste esporte.
-- 
Gilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário