quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

A anemia dos esportistas


Essa doença é recorrente entre aqueles que gostam de se exercitar. Saiba como você pode evitá-la


Não está sentindo os efeitos dos exercícios? Culpe seus pai



A anemia é, provavelmente, a patologia hematológica mais frequente na população em geral e entre os esportistas. Estima-se que cerca de 30% das pessoas sofram com essa doença. Mesmo que pareça saudável, os treinos intensos e a alimentação mais rigorosa podem criar pequenas deficiências no nível do ferro e, mais cedo ou mais tarde, você pode sentir as consequências dessa carência. Por isso, previna-se e faça um exame de sangue anualmente.
Os sintomas da anemia não são muito específicos, o que pode dificultar o diagnóstico. Para que se tenha uma ideia, ela pode se manifestar por meio de sintomas genéricos, como cansaço e diminuição do desejo sexual, com alterações cardiovasculares e cardiorrespiratórias (dispneia, palpitações, falta de ar etc.), ou, ainda, por meio de sintomas neurológicos (cefaleias, vertigens, sonolência, irritabilidade).
Fisicamente, você perceberá sinais como palidez da face e dos olhos, além de ficar com as unhas e os cabelos mais frágeis. A fadiga, as dores de cabeça e as quedas de pressão são sinais suficientes para que você fique alerta. Isso porque, se deixar a situação se arrastar, ela pode evoluir e ficar ainda mais grave.
Na mulher, o primeiro sintoma de que algo está errado é a amenorreia, ou seja, a ausência de menstruação. É muito frequente nas atletas de fundo e pode ser um dos pilares da tríade da mulher esportista: amenorreia, osteoporose e doenças do comportamento alimentar.
Lygia Haydée
http://www.sportlife.com.br/index.asp?codc=1640



Os artigos publicados pela Redação do Blog MOTIVO PRA CORRER=ESPORTE SAÚDE E LAZER são coletados na Internet ou enviados por nossos colaboradores e não necessariamente representam a opinião de nossa equipe. Nosso objetivo é o de fornecer os mais variados pontos de vista para profissionais e amadores amantes e simpatizantes deste esporte.
-- 
Gilberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário