domingo, 9 de setembro de 2012

Correr no final de ano

O que fazer e não fazer para o final de ano não passar como sempre: igual! Confira dicas para manter-se em ritmo de treinos e não perder a boa forma / Por Miguel Sarkis 

 
foto: chris kittler - ativo.com
 
Épocas diferentes são para torná-las assim, diferentes. O que acontece, invariavelmente, com algumas pessoas, é que a estagnação e em alguns casos, o retrocesso, tornam-se uma constante.
Correr, algumas vezes, pode tornar a nossa disposição pequenina, pequenina. Então, como fazer para continuar com os estímulos em alta? Vamos ver então.
A corrida, como já vimos anteriormente, exige treinamento disciplinado, coerência entre o “poder e o querer”, escalonamento de participação em provas e muita sabedoria.
Dentro de uma programação anual de corridas, não podemos colocar, por exemplo, as “férias de corrida” e sim, a transição, que não deve demorar muito mais do que 15 dias e, ainda assim, deve ser composta por exercícios físicos, apesar de outras modalidades servirem para manter o treino do organismo e não a modalidade, necessariamente.
Em alguns casos, por exemplo, quando se tem provas logo no início do ano, a corrida é apenas diminuída e toma outras formas, como correr na areia da praia, em montanhas, em neve e demais locais, sob o risco de torná-la uma estranha em sua vida, quando decidir retomar os treinamentos.
E não vá pensando que só por que está condicionado você estará para sempre com a sua forma física “blindada”. É só parar por alguns tempos que pronto; lá se vai a forma física. E se analisarmos caso a caso, como é normal de se fazer, veremos que há pessoas que perdem a forma física obtida com muito suor, imediatamente. É desolador perder a forma física, e principalmente, após um longo tempo tentando se condicionar.
Mas, então, somos escravos do treinamento? Sem dúvida, o treino, seja em corridas, natação, ciclismo ou ginásticas e demais formas de exercícios físicos, depois de um tempo, torna-se elemento imprescindível, como já foi na pré história e no início da vida do homem moderno, tal como é o beber água, alimentar-se e até mesmo respirar.
Então, um dos segredos para continuar a gostar da corrida e não se limitar a parar o treinamento por conta do final do ano, pode ficar por conta de você se analisar quanto a disponibilização de tempo, mínimo que seja, para um treino de manutenção, e conseguir encaixar alguns treinos durante a sua viagem de férias, ou então, se planejar para correr provas que vão desde as corriqueiras em nossa cidade, bem como as mais inusitadas corrida em torno do globo terrestre.
Pense em algum lugar do globo. Pensou? Pois é, certamente há alguma prova de corrida onde pensou. Pense em algum lugar pouco provável em que possa haver uma corrida. Pensou? Pois é, lá também tem corrida. Então, podemos concluir que não tem desculpas.
Se as festas de final de ano, já tradicionalmente intensas, aconchegantes e fulminantes, podem alterar a sua programação, então pare e pense; será que vai valer a pena, após as festas em família, as viagens maravilhosas e demais contratempos de praias, montanhas, países maravilhosos, quando só nos restará cobrar a forma física de nosso mero instrumento de corrida, o corpo.
Faça diferente em anos de existência; pense diferente e refaça suas malas de final de ano com elementos imprescindíveis, como tênis, meias, camisetas e blusas, que tudo se resolverá em apenas 30 ou 40 minutos de suor, para retomar o ano novo de forma inusitada, preparado para um novo ano.
Mais vale um pequeno esforço nas férias do que o semestre do ano novo.
Bons treinos e ótimos preparos para o final de ano.

http://www.ativo.com/Esportes/Pages/CorrernoFinaldeAno.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário