domingo, 16 de setembro de 2012

A Maratona deve fazer mal aos participantes ou não?

 O corpo de um maratonista não deve apresentar problemas após correr os 42k. Confira alguns itens necessários para uma boa prova /  Por Miguel Sarkis 

 
foto: adam tavares - ativo.com
 
Correr uma maratona deve deixá-lo dolorido e cansado? Seu organismo demora muito para recuperar? Acredite, o corpo de um maratonista não deve ter problemas após a realização de uma prova de maratona.
Resultados de pesquisas científicas demonstraram, em princípio, que muitos corredores de maratonas apresentam aumento significativo de alguns sinais em seus organismos, indicando um grande estresse metabólico (produção de radicais livres) experimentado por estes corredores. Mas, a corrida de maratona, como todos nós sabemos, é predominantemente aeróbica e, no decorrer deste artigo, devo salientar para alguns sinais mais claros sobre este alerta.
Como pode uma prova que é tida como predominantemente aeróbica e ainda assim observamos tantos casos (em São Paulo, a maior parte dos acompanhados teve seus metabolismos alterados - estresse oxidativo, segundo pesquisa de Giuseppe Sebastiano Dioguardi em sua apresentação de Doutorado no Instituto Dante Pazzanese, em SP)? Outra pesquisa, realizada em Boston, apresentava valores semelhantes, porém, em torno de 50% apresentavam valores não alterados, e outros 50 não apresentavam mudanças significativas.
É para orientar e não alarmar, mas depois de várias observações nestes últimos 33 anos pude verificar que a maioria dos participantes de maratonas no mundo tem ou teve algum tipo de problema que os impediu de dar continuidade em seus treinos, de forma correta e madura. Sem contar aqueles que se lesaram, caso da maratona de New York que apresenta 20% de lesionados, antes mesmo da data da prova.
Existem casos de corredores que passam por toda a periodização, treinando intenso e de forma prolongada, deixando seus organismos em baixa imunidade e com situação de extremo risco, casos de lesões sérias e óbitos. Claro que existem os que treinam e terminam a periodização de forma integra e feliz.
A corrida de maratona é para ser realizada por um corredor que passou por toda a periodização e não apresenta sinais de estresse, tais como dores, desgastes emocionais, alteração de sono e de apetite.
Corrida de maratona é para os mais treinados e os mais qualificados geneticamente. Se você ainda não é, tenha a paciência e se ainda assim for correr uma maratona, pense nisso e faça o ritmo dos iniciantes e seu desempenho será muito melhor.
Itens necessários para uma ótima Maratona e provavelmente ter seus itens oxidativos diminuídos:
Treinamento: Inicio, Meio e Fim
Hidratação: Água, Gatorade e sucos, não só durante a prova, bem como em todo o período de treinamento.
Tempo Treino: Não acreditar que apenas algumas semanas de treinamento já serão suficientes para a realização de uma ótima maratona.
Alimentação: Manhã e dois capítulos, tarde em Dois ou mais capítulos e fim, com uma alimentação saudável e leve.
Bem-estar: Permanecer a maior parte do dia de forma calma e descontraída, levando em consideração a sua vontade de permanecer bem.
Planejamento: Treinos adequadamente elaborados para não ultrapassar os limites do possível e do coerente.
Planejamento de Prova: Deve ser coerente com as velocidades que se conquistou durante os treinos e nunca tentar ultrapassar as velocidades, sem ao menos ter realizado treinamentos de ritmos na velocidade maior e em distâncias seguras.
Cargas de Última Hora: Não exagerar na carga de treino nas últimas duas semanas.
No mais, você deve ter um ótimo acompanhamento médico para os exames preventivos.
Maratona e Saúde para você.

http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Maratonadevefazermal.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário