domingo, 9 de setembro de 2012

A Corrida equilibrada por funções mais importantes

A corrida é uma peça importante numa “prova de equilíbrio da vida”. Hoje, contudo, há cada vez mais pessoas apreensivas diante da prática esportiva / Por Miguel Sarkis 
 
 
foto: ivan padovani - ativo.com
 
Momentos que nos remetem à situações de perigo podem colocar abaixo todos os nossos planos de competições, não somente em maratonas, mas também nas provas curtas.
Quando treinamos, pensamos que o treino de corrida é simplesmente correr e exercitar-se, além de participar de provas de corrida. Não é bem assim. A corrida é uma peça muito importante numa “prova de equilíbrio da vida”. Há em sua programação peças tão importantes quanto à “vara” do equilibrista que, sem ela, perde o equilíbrio, cai e põe fim a sua apresentação.
A apresentação de um trabalho de corrida marca seu maior desempenho quando tudo se encaixa, e o compromisso pessoa-treinametno-bem-estar-e-competição se equilibram, oferecendo serenidade, relaxamento e perfeição.
A corrida e os exercícios que realizamos no dia a dia devem distanciar-nos das situações de estresse e melancolia que a vida nas cidades grandes nos apresenta, colocando-nos de frente. No entanto, tem se notado, cada vez mais, que a corrida, para muitas pessoas, tem sido uma forma de válvula de escape, levando-as a encarem seus medos, apesar de ser uma manifestação que ainda não dominam. É em provas, geralmente, que percebemos um número cada vez maior de pessoas amedrontadas com a participação e, na tentativa de se ver superior as dificuldades, têm suas apreensões demonstradas de várias formas.
São as unhas que comerão, são as falas desajustadas e ansiosas, são as comilanças desenfreadas, os investimentos em materiais que suprirão, pelo menos em seus inconscientes, suas apreensões e demais aflitivas sensações. Parece que há uma dessas situações, e talvez a mais amedrontadora, que é a TPM que se manifesta, principalmente, antes de maratonas.
Há aqueles corredores que sentem estes incômodos na noite que antecede o evento, alguns dias antes e, também, aqueles que por mais que se esforcem têm seus dias, vários, sem um relaxamento adequado, colocando em risco sua saúde e seus resultados, que transformarão a prática da corrida em um verdadeiro martírio.
Para não entrar numa roubada, o corredor deve procurar formas alternativas de exercícios e terapias, que conduzam suas sensações para estágios menos conflitantes e mais prazerosos.
Imagine só, você viaja para uma maratona e resolve fazer a maratona de Paris. Puxa, Paris, uma cidade maravilhosa, maratona bem organizada, local agradável, situações de compras, indiscutivelmente tentadoras e ai, nos dias que antecedem a maratona você não consegue dormir. É melhor que tente mudar este quadro, até mesmo para que não tenha uma dor de cabeça em não terminar a prova, ou ainda, se sair tão mal que ache que correr não vale a pena.
Dentre todas as maratonas e provas que fiz, nestes últimos 36 anos, tenho muito a dizer, e saiba que não é fácil, principalmente, por ter vindo de uma época em que o conhecimento científico não nos era de tão fácil acesso e, então, tivemos que aprender sozinhos, nos trancos e barrancos, as melhores formas de descontração, de cargas mais cômodas para que no dia do evento não sentíssemos o maior desgaste.
Desta forma evoluímos com o tempo, e o que notamos nos dias de hoje é que a situação é muito pior do que há trinta anos, enquanto a poluição ainda não apresentava índices tão elevados, e o capitalismo ainda não atingia um patamar tão alarmante no mundo, condicionando-nos a estados apreensivos e perturbantes de nosso sono.
Há formas tecnicamente evoluídas para você se condicionar e aceitar as provas sem os famosos estados de TPM e, diga-se de passagem, esta sigla, semelhante ao estado sofrido de algumas mulheres em sua pior fase menstrual, pode tornar-se alvo dos psicanalistas e psicólogos do mundo todo. Tudo isso pela busca do bem-estar e do resultado maior em provas de corrida.
Um dos maiores exercícios para se atingir melhor equilíbrio entre a atividade e o corredor na hora de competir, sem dúvida, será o melhor treino, o maior equilíbrio e a autoconfiança elevada na hora de se por à prova.
Faça treinos que sejam coerentes, tenha calma na hora de se expor a treinos muito longos e muito intensos que essas escolhas o colocarão diante do equilíbrio necessário, permitindo uma exploração maior do seu potencial como corredor. Ao se treinar muito, suas forças ficarão reduzidas e sua autoestima baixa. Claro que diante de um estado tão minado, sua TPM será bem maior.
Pense nisso na sua próxima periodização de treinos e tenha uma ótima BECPM. Bem-Estar e Confiança Pré-Maratona.

http://www.ativo.com/Esportes/Pages/TensaoPreMaratona.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário