sábado, 2 de junho de 2012

Percepções aumentam o desempenho dos corredores

Aguçar a sensibilidade e as percepções sobre seu corpo é um ótimo procedimento contra os efeitos nocivos das provas longas e para melhorar o desempenho

 
foto: adam tavares - ativo.com

Melhorar é a frase mais pronunciada entre os corredores nos últimos trinta anos. Tenho ouvido a frase da boca dos mais adiantados aos iniciantes, sempre se referindo ao desejo de atingir um estado de superioridade esportiva.
É fato que desejamos sempre o melhor para nós e, por tal motivo, acreditamos que um dia atingiremos este estado. Em uma análise rápida, faremos uma viagem aos primórdios de nossa espécie, passaremos pela vida pacata dos nossos caipiras, chegando onde estamos, ou seja, nos grandes centros populacionais.
Como vemos a vida e como a vida responde para nós?
Percepção, Necessidade e Desejo são situações muito importantes que devemos compreender e ajustar. Na mais fina análise de nossas percepções, às vezes, não notamos, por exemplo, as mudanças que a temperatura nos preparou naquele dia e saímos totalmente adaptados para um verão rigoroso e, pela falta de sensibilidade, não veio o verão e sim o inverno. Ao contrário, saímos totalmente vestidos para o inverno e nos veio o verão. Faltou a adequação para a necessidade.
Simples trocas? Só a falta de ter olhado a previsão do tempo, que invariavelmente equivoca quanto à probabilidade? Nos primórdios de nossa espécie, sentir e absorver estas mudanças eram uma questão de sobrevivência. Com o passar dos anos, os povos dos vilarejos, e isso se repete até hoje, conseguem prever as mudanças climáticas, com precisão milimétrica de tempo. O nosso organismo, quando se permite, consegue prever modificações
Mas, as mudanças climáticas não são as únicas sensações, existe um emaranhado delas, como absorver alimentos e nutrientes que necessitamos naquele momento. Como isto se dá? Pense a sensibilidade sentida por uma parcela das pessoas que consegue através de seus organismos e sensações prever algumas destas condições. Enquanto sonhamos, sentimos dores, angústias, prazeres que se confundem com a realidade e, diga-se de passagem, nada melhor do que um sonho para nos dizer, sinceramente, a verdade.
Pensando e sentindo.
Pensando o corredor avança mais maduro, suas corridas passam de uma condição de sorte para um estado mais intuitivo, cientifico e humano.
Quando sentir vontade de algum alimento, tipo uma maçã, saiba que seu corpo precisa dela e sua corrida por sua vez será muito mais eficiente. Quando permanece por horas com a roupa inadequada seu corpo é que paga, e em se tratando de corredores poucas situações são mais desconfortáveis (neste caso, com frio extremo), já que seu organismo, acostumado a perder energia, fica desequilibrado em alguns momentos. A resposta pode ser uma gripe, uma fraqueza, ou simplesmente um descontentamento momentâneo com tudo.
As sensibilidades, os desejos e as necessidades podem se confundir ainda mais quando o pensamento vai além da possibilidade. Quer ver?

Você inicia treinando corrida visando à melhora da saúde. Em poucos meses, já corre. Não se passaram os 12 meses do ano e você já vê a possibilidade de uma corrida de 21 km. Será que está na hora dos 21 km?
As meias maratonas nos dão a sensação de que quando o cansaço chega, terminamos a prova. Mas aqui vale a pena lembrar sobre o que realmente acontece com a grande maioria dos corredores que se embrenha nas provas longas sem, no entanto, ter se adaptado para tais distâncias.
Os desejos são fortes, principalmente por nos transportar, mesmo que mentalmente, às condições de superioridade pessoal, e atropelam a sensibilidade, enterrando as necessidades.
Confundindo-se o corredor não enxerga a real necessidade do seu corpo, satisfaz seus desejos e a corrida torna-se possível em qualquer distância, inclusive na ultra maratona.
Devemos notar a necessária adaptação, em anos e melhoras técnicas, para que nosso organismo esteja completo e na reta final destas provas, mais saudável.
Boas introspecções. Ótimas provas!
http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Percepcoesaumentamodesempenhodoscorredores.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário