sexta-feira, 8 de junho de 2012

O seu melhor resultado foi o melhor?

Qual seu verdadeiro potencial para competir? Confira dicas de Miguel Sarkis para se testar nas próximas provas, das mais fáceis às difíceis
 
foto: chris kittler - ativo.com

Seu verdadeiro potencial para competir pode estar aí, bem perto de você. Veja e teste-se nas próximas provas. As dicas farão a diferença em suas provas, das mais fáceis as mais difíceis.
Veja por que a maioria das pessoas que entra numa prova de rua mal consegue seus objetivos, ou sente que poderia ter se saído melhor.
Quando competia e não havia quem dissesse isso, era muito difícil saber se estávamos correndo rápido, lento, ou, melhor ainda, da forma mais apropriada.
Para sabermos isso na íntegra, levarei vocês a passear dentro do infinito de seus pensamentos, de seus treinamentos e de suas ilusões.
Vocês já notaram que em resultados de provas a maioria chega atrás, bem distante dos primeiros colocados? Notaram que o tempo é muito diferente?
Claro que em se tratando de atletas de alto rendimento, a diferença deverá ser bem grande, porém, em se tratando de maratonas, ai a coisa pega, até mesmo por que é uma prova dura, difícil de acertar o ritmo e quando se erra, quanta decepção pelo ritmo que degrada drasticamente.
Estou falando de corredores amadores que se esforçam, chegam à frente (pouquíssimos), na faixa intermediária (grande parte) e na parte de trás (muita gente), do total que consegue terminar as provas.
Mas, nem tudo está perdido, basta compreendermos como, por que e quando acertamos e quando erramos. Como faremos para evitar os erros e aproveitar o máximo de nossos treinamentos.
Numa análise fria, determinaremos os níveis de praticantes (em anos), e o ritmo que deveremos impor no início, no meio e ao final das provas.
Em paralelo, a preocupação do ritmo que você deverá utilizar nas suas próximas provas. Observe quanto tem investido na sua qualidade de vida que, por sinal, ela poderá tornar seus sonhos mais próximos e reais.
Oriente-se pelo quadro abaixo segundo seu ritmo de treinos médios, caso você treine ininterruptamente por anos, como no exemplo.

Ritmos que podem ser alterados na hora da prova
Verifique seu ritmo: 6´00” p/km – 5´00” p/km - 4´30” p/km - 4´00” p/km - 3´30” p/km 3´00” p/km
Para os ritmos acima de 6´00” por quilômetro convém não sofrer alterações, até que o corredor esteja mais bem preparado e possa aproveitar melhor de sua condição física.
Se você desejar participar de uma prova e tenta mudar a estratégia, tome como base o seu ritmo normal ao médio de treino e acrescente até 30 segundos nos primeiros 2 ou 3 quilômetros, até que se sinta mais fortalecido. Qual é o seu ritmo para utilizar em provas? Considere real o ritmo que você consegue desenvolver em mais que 10 km e não tenha cansaços após este treino.
Algumas pessoas poderão passar mais do que a previsão de anos do quadro, dentro de um limite de tempo, bem acima da que ofereço no quadro, então devem manter os ritmos da prova menos alterados e dentro da capacidade individual de cada corredor.
Em resumo, corra sem alterações de ritmos, complete a prova e sinta-se bem consigo próprio. Após reformulações de treinos e de vida, você poderá alterar esta velocidade, modificando principalmente a sua qualidade de vida.
Por exemplo, quando acompanhei uma equipe de maratonistas (executivos em maratona na França) notei que apesar da capacidade para realizar melhores marcas, seus resultados finais na referida prova foram bem aquém do que poderiam ter conseguido.
Neste caso, houve um super dimensionamento, e uma estratégia de ritmo, muito acima da capacidade individual para o início da prova. Na verdade, o corredor deve administrar seus ritmos, de acordo com vários fatores, como o sono noturno, sua rotina alimentar, o estado de calma, e, além disto, administrar os primeiros quilômetros de uma prova, por pior que possa parecer.
Muitas pessoas acreditam que ao saírem em ritmos mais lentos do que aqueles que têm costume de fazer nos treinos, não conseguiriam subir até a velocidade desejada e recuperar o tempo que desejavam ver realizado.
Acreditar ou não, é só uma questão de querer continuar a figurar como mais um nos resultados das provas. Quem arrisca mudar a estratégia, sem dúvida tem uma grande surpresa e reconhece o próprio erro quando não permitia tais mudanças. Corra num programa pré-elaborado e faça parte de outro grupo de corredores.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário