domingo, 17 de junho de 2012

A corrida bem realizada depende de uma pessoa: você

Quando uma corrida não termina bem, muitos podem ser os fatores, porém, a falta de regularidade nos hábitos diários pode ter o papel mais preponderante

foto: ricardo moreno - ativo.com
Quando uma corrida sai mal, certamente pode ter a contribuição de um treinador, de um planejamento pré- estabelecido por algum site ou revista e pela insistência da pessoa que treina.
No mais, a percepção do mundo que cerca os indivíduos, certamente, amadurecerá o bom e o mau resultado, já que o estado de atenção para com o mundo pode determinar os resultados de vida dos cidadãos.
Como já tratei de assunto semelhante aqui no ativo.com, nesta coluna, para aqueles que se lembrarem tratarei de outras percepções, caso contrário, você poderá reler ou ler, simplesmente para ter uma idéia maior da percepção.
Sono: Número um em valores para o indivíduo, acordar no mesmo horário todos os dias é um hábito necessário e deveria ser natural.
Alimentação e Horário: Alimentar-se nos mesmos horários é um costume tão necessário quanto o de treinar e dormir, porém, ainda esbarramos na falta de disciplina coerente, o que nos coloca as regras na condição de rival. Isto se dá quando não possuímos esta regra ativa. Precisamos de aliados, pois se o treino desgasta e fere, o alimento recobra e repõe as perdas. Muitas vezes não vemos os horários como aliados (muitos são os executivos que não saem de suas escrivaninhas antes de terem terminado as tarefas que desejam ter resolvidas). O grande problema é que muitas das tarefas estarão ainda aqui na terra, quando um dia retornarmos na condição de reencarnação, então, é melhor começar a gozar dos seus direitos de fome, sono, prazer, e percepção.
Regularidade de mensagens de treinos: Treinamento no mesmo horário define as regras para uma das teorias do treinamento desportivo que é conhecida: Lei da Especificidade.
Para um sono regenerador existem algumas regras rigorosas, até mesmo por que os seres humanos podem ser treinados para o bem e para o mal estar. Ser treinado para o bem podemos dizer que é se acostumar a deitar todos os dias no mesmo horário. No mais, a percepção do mundo que cerca os indivíduos, certamente, amadurecerá os bons e os maus resultados. Quando nos acostumamos, na verdade, treinamos a mente e o corpo a relaxarem naquele momento para a assimilação das cargas ou, como neste caso, dormir e recuperar o dia cansativo de treinos, em combinação harmoniosa de uma vida cotidiana e trabalho.
Algumas regras engraçadas podemos assimilar para que possamos descansar em paz, e depois acordar, é claro. No meu caso, como acordo às 4 horas da manhã, a regra que utilizo é: acordar com o som dos pássaros que cantam neste horário. Não sei se todos sabem, mas o sabiá, pelo menos aqui em São Paulo, acorda em torno de três e meia a quatro horas, que é quando a minha percepção me envia mensagens ao mundo dos sonhos e me acorda, sutilmente.
Quando perco a hora, e diga-se “um a zero para a natureza” (o corpo estava muito cansado), então os pássaros são outros, como exemplo: às 5 horas, até umas 5h30, quando é possível ouvir o João de barro e o Bem-te-vi. A partir das 6h e 6h30, os pássaros se confundem muito com a algazarra das maritacas, papagaios e demais bicos curvos, que não se incomodam de deixar ninguém dormindo.
Percepções são sensibilidades do ser interior, corpo e natureza que nos cerca. Podemos aliá-las e ter uma percepção melhor e harmoniosa do nosso dia a dia. Tente experimentar estas sensações e verá que poucas vezes perderá o horário e quase sempre terá o bem estar ao seu favor.
Ao exemplo das percepções do sono, você pode desenvolver uma para o ato de se alimentar. Ao parar para se alimentar, a sensação que deve ter é a de prazer e de saciedade. Você terá pessoas com quem gosta de trocar assuntos pertinentes ao conhecimento geral da vida e ter o alimento justificado para repor seus nutrientes. O prazer pelo momento justifica a absorção mais adequada dos nutrientes e repõe os desgastes dos treinamentos.
Gostar de treinar é o produto do equilíbrio e determinação. Somente pessoas equilibradas não vêem só os problemas como as razões para não treinar. Então, o que esta esperando? Faça uma análise de seus objetivos, suas horas de sono, seus horários e formas de alimentar-se e depois, veja se há problemas em treinar no frio, na chuva, no sol, na neve ou diante de qualquer outra circunstância de vida que você ou outro corredor possa achar que é justificadamente necessária a desistência de treinar em determinado dia da semana.
Percebamos e nos alinhemos para continuarmos a evoluir nos treinamentos.
http://www.ativo.com/Esportes/Pages/ABoaCorridadependedeVoce.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário