domingo, 15 de abril de 2012

Você quer correr bem?

Às vezes, alguns sinais são ignorados pelos corredores, porém, são eles que determinam como será e quanto tempo durará a sua carreira na Corrida
Por Miguel Sarkis 
 
 
foto: ivan padovani - ativo.com
 
Alguns sinais muitas vezes são ignorados pelos corredores, porém, são eles que determinam como será e quanto tempo durará a sua carreira de corredor. A corrida de atualmente exige um cuidado e uma atenção como forma de amor ao próprio corpo. Ao corrermos podemos notar os pedidos do corpo, ora ele pede mais devagar, ora mais rápido.
Como manifesto, demonstra estados dolorosos e ai, a partir destas percepções, pode ficar muito mais fácil correr por 2, 5, 10 anos, ou sempre, numa busca desenfreada pela liberdade de movimentos, pelo fluir da respiração e pela desocupação de seu espaço previsto em hospitais.
Para correr bem é necessário que você se perceba. Sou pesado, sou magro, tenho dores, tenho uma respiração ofegante, tenho dificuldades de me concentrar e por isso levo uma música comigo, tenho dificuldades em pisar o solo, parece que ele se move, tenho a certeza de que quero, mas sempre que termino sinto-me cansado...
É muito difícil, para muitas pessoas, notar o que ocorre dentro de si e como anda seus treinamentos de corrida. Sempre que corremos há alguns gestos que talvez não quiséssemos realizar e realizamos, e nem sempre percebemos. Um tique nervoso, um inclinar de coluna à frente, para um dos lados, para trás, enfim, muitos são os hábitos que nem notamos.
Para facilitar, vejamos por ordem o que se pode notar antes de iniciar a corrida, e fazer errado o que se pode realizar certo.
Está tudo certo comigo. Basta Correr!
Certamente esta é a maneira mais confortável de se analisar e finalizar um assunto, que mais tarde poderá pesar em seu corpo. Veja você que numa analisada rápida de estatísticas em clinicas e hospitais, o que vemos é que há muita gente lesada por correr e não notar os limites para seu físico. Vale a pena se analisar a cada dia, levando em consideração o estresse e as dores. Se há dores, há estresse, se há estresse, há a possibilidade de lesões e cada vez mais sérias. Há uma “sabotagem” em cada momento, possível aos mais desatentos.
Ao pensar em sabotagem, prefiro analisar que nós seres humanos precisamos de muita atenção para este assunto, levando em consideração que temos o que temer e nunca queremos parar de treinar. Quer ver se não é verdade? Você vai ao médico com uma leve dorzinha, você já relutou em ir, adiando por dias o dia da consulta. Ele analisa parte do seu corpo e dá um veredicto: você tem uma tendinite brava e terá que parar por alguns dias. Logo vem a exclamação: Puxa vida; alguns dias? Tenho uma prova que estou inscrito, no meio da semana que vem e não posso parar de treinar...
A situação de fazer bem rapidinho o treino para não atrapalhar a reunião de logo mais, seu treino, neste dia, virará uma pauta aberta da reunião e, provavelmente, não perceberá que não treinou direito, nem sentiu aquela dorzinha que lhe incomodou o treino inteiro e só perceberá, provavelmente, após a reunião ter acabado.
Outra situação é a de passar o trabalho de 12 horas sentado em cima dos músculos que deram um duro danado no treino pela manhã, sem ter percebido que estavam duros e tensos.
Outras vezes, você ficou dirigindo por várias horas e algumas em trânsito muito congestionado, em que as suas pernas mal respondem aos comandos e, quando desce do carro, puxa vida, minhas costas e pernas doem muito.
Estas são as sensações mais comuns e que devem ser vistas e revistas a cada dia.
Mesmo que a pergunta que não quer calar lhe assombre a mente: E quem é que sai para trabalhar e pagar as contas? Isto é problema do sujeito e não do corredor. É necessário estabelecer limites para que estes não se tornem os vilões da história quando você tiver passado pelos 10, 15 ou 20 anos de treinos.
Pense logo, pense longe e mantenha-se correndo, ininterruptamente. Bons treinos.

http://www.ativo.com/Esportes/Pages/VoceQuerCorrerBem.aspx

2 comentários:

  1. Corria um pouquinho. Atualmente estou meio sedentário. Mas vou voltar a dar meus piques. Devagar, claro, só para não enferrujar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ola Expedito, como vai ?? Muito bom vc tenha deixado seu comentario aqui na nosso blog, mais é por ai mesmo de vaga e sempre, só não podemos parar temos que está sempre na "ativa - idade", para não enferrujar.
    Valeuuuuu mesmo pela visita, gde abç fuiiiii !!!!

    ResponderExcluir