domingo, 1 de abril de 2012

O sucesso da corrida está nos detalhes

O prazer que se busca com a Corrida deve ser encontrado pelo caminho dos detalhes que, quando observados, permitem um efeito mais duradouro
 Por Miguel Sarkis 
 
 
foto: chris kittler - ativo.com
 
Qual o limite para que a sua corrida seja eficiente e coerente? Os limites, ao contrário do que imaginam os curiosos, são invariavelmente o resultado do desenvolvimento da velocidade e o prazer que este gesto nos traz. Tem até uma famosa frase No pain No gain (sem dor, sem conquistas) e mais outra que diz: A dor é momentânea, mas o prazer é eterno.
Sobre o forte efeito destas, milhões de pessoas no mundo correm sem limites e todas tentando um pouquinho do prazer. Alerto: o prazer que se busca com a corrida deve ser encontrado, só que por outro caminho, o caminho dos detalhes, que quando percebidos, permitem um efeito mais duradouro, trazendo a felicidade segura.
Por que falo de tais frases? As frases e palavras que pessoas ligadas ao esporte proferem a milhares e, por que não dizer, a milhões de pessoas, podem causar prejuízos infinitos aos praticantes da corrida. Já existe um batalhão de lesionados que nem sequer imaginam a origem do problema. Estes fatos não podem ser atribuídos a mera coincidência e a fatalidade. Há sim uma causa, e muito conhecida pela ciência do esporte, que deve ser esclarecida quantas vezes for necessário.
Fato e Não a Fatalidade
A atenção deve prevalecer diante das solicitações constantes de uma sociedade que estressa os seres humanos, afastando-os, cada vez mais, do estado de harmonia que deveria possuir.
Sabemos por meio de pesquisas científicas (isto pode ser pesquisado em registros de trabalhos em várias universidades no mundo), que o equilíbrio do organismo é mais importante para um treinamento atlético do que o próprio esforço que uma pessoa pode realizar. O pensamento e a vontade sempre irão muito à frente da condição física momentânea dos corredores.
As explicações são:O que causa o Over Training?
Sono, alimentação, água ingerida, estado emocional, horas trabalhadas e vícios.
Velocidade inadequada de treinos
Quilometragem aumentada indevidamente
Vida social e profissional, atribulada
Excesso de peso
Mas ai ficou o seguinte questionamento: Por que gostamos tanto de sofrer?
Por que a dor nos atrai já que treinos em que é possível passar horas com dor se justificam pelo forte pretexto do resultado? Explica-se pelo fato dos corredores se privarem dos cuidados básicos, ao dar vazão a ritmos alucinantes e incabíveis para o momento e que são, invariavelmente, os fatores que permitem a válvula de escape para o estresse acumulado.
Ou seja, melhor sofrer e ter prazer, do que encarar a vida, modificar hábitos e colocar em prática uma corrida livre de amarras, sem preconceito e com muita lógica cientifica.
Sinceramente, o fator emocional derruba os castelos de muitos corredores e afirmo que, a maioria dos corredores no mundo vê, anualmente, seus grandes sonhos se desfazerem em areia. É só observar os resultados das maratonas e verificar que muitos não atingiram marcas desejadas e que vai demorar muito mais tempo do que imaginamos, para que muitos, ou a maioria dos inscritos, possam chegar ao seleto grupo dos sub três horas que, diga-se de passagem, não é legado de atletas tão somente, mas sim, de pessoas que têm vidas mais regradas e salutares.
Então, antes de sair por ai correndo livres como passarinhos lembre-se que, passarinhos voam, e nós, andamos, depois corremos e nunca vamos voar.
Para que você continue a melhorar nos treinos e provas em sua cidade, aproveito para desejar o máximo de coerência em seus planos de trabalhos.
Nesta semana preparei outro quadro de perguntas e repostas para você se divertir e conhecer-se ainda mais.
Você vai treinar e:
1- Está chovendo fraquinho (garoa)
2- Está com problemas ou outros motivos
3- Está com sobrepeso
4- Suas velocidades em treinos e provas são diferentes
5- Não questiona, antes, o que fará durante e depois do treino
Gabarito
1- Sim = Você está decidido e seu corpo acompanhará o seu desenvolvimento equilibrado entre físico e emocional. 100%
Não = Você nem pensa e fica bem consigo mesmo. 60%
Não = Fica remoendo-se por não ter treinado. 30%
2- Alguns dias por motivos de força maior. 100%
Alguns dias por qualquer motivo. 20%
Várias vezes, e por muito tempo, fica parado e tenta retomar os treinos em vistas de uma maratona. 0%
3- Treinar com sobrepeso ou obeso, sem o conhecimento do seu profissional do esporte ou médico. 0
Treinar com sobrepeso ou obeso com o conhecimento do profissional do esporte e médico. 30%
4- Seu treino é mais rápido que a prova? 30%
Sua prova é mais rápida que o treino? 80%
Seu treino é forte e sua prova também. 100%
5- Tem a clareza de que seu treino foi planejado e que não deve ser mudado, a não ser que, algum episódio em sua vida diminuiu a condição de treinamento, recupera-se depois com descanso e alimentos adequados. 100%
Realiza os treinos, custe o que custar, em nome do vamos que vamos e não administra bem o seu descanso e alimentação?20%
Treinar para corrida exige muito mais do que o simples desejo. É mais forte, e geralmente este estado é trabalhado com a dedicação e o conhecimento adquiridos com os treinamentos e participações em provas. Se você deseja ser um corredor completo, que consegue separar os treinamentos das provas, então reveja seus hábitos e procure corrigi-los a cada dia.
As mudanças virão, apesar de difíceis, na medida em que as pessoas tenderem a modificar hábitos que estão em sua rotina, durante anos e os conhecimentos de treinamento de corridas adquiridos.
A média percentual do gabarito deverá aproximá-lo de um critério que dará segurança aos seus treinos e provas, além de conduzi-lo a estágios mais elevados da corrida.

Se você somou pontos assim, observe que mudanças devem ser administradas para você.
100% é o ponto desejado. 80% podem demonstrar que o corredor está em fase de adaptação. 60% é um estágio normal para iniciantes. 30% podem demonstrar certa falta de compromisso para com a prática do exercício. 0 a 20% são estágios alarmantes e deve ser compensado o quanto antes, para depois praticar a corrida.
http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Osucessodacorridaestanosdetalhes.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário