domingo, 1 de abril de 2012

Andar, correr e emagrecer

Podemos mesmo emagrecer com a Caminhada ou a Corrida? Quanto de gordura pode-se eliminar com as duas práticas? Qual é melhor? Miguel Sarkis explica
 
 Por Miguel Sarkis 
 
 
foto: chris kittler - ativo.com
Podemos mesmo emagrecer com a Caminhada ou a Corrida? Veja abaixo qual o percentual calórico e de gordura você poderá gastar caso execute uma hora de caminhada ou uma hora de corrida, aproximadamente. Estas variações podem ocorrer por existir uma variação dos valores de solicitação, percentuais para cada situação, dependendo do nível de condicionamento físico, dentro de uma escala individual.
Uma pessoa exercitando-se ininterruptamente
Caminhante: Caminhantes que praticam seus exercícios no plano devem eliminar em torno de 6.1 calorias por minuto. [Adaptado de Comp Corp. e Hospital do Coração – SND (Nutr. Cyntia Silva)].
Caminhante em percurso ondulado: Caminhantes que praticam seus exercícios no percurso ondulado devem eliminar em torno de 6.3 cal por minuto. [Adaptado de Comp Corp. e Hospital do Coração – SND (Nutr. Cyntia Silva)].
Caminhante com vários anos de prática: Deve apresentar funções do aparelho cardiorrespiratório mais evoluídas, necessitando uma reformulação na prática para andar e correr ou, simplesmente, correr.
Uma pessoa correndo ininterruptamente
Corredor capacitado para correr, correndo a 5:00 minutos por quilômetro, desprenderá algo em torno de 10.4 calorias por minuto.
Andar ou Correr?
Qual delas gastará mais energia? Ai é que mora a “ilusão” de achar que quanto mais forte, melhor. Claro que quando se corre dentro de limite apropriado é possível eliminar maior quantidade de calorias. Mas o que nos interessa mesmo é: quanto de gordura pode-se eliminar com estas práticas?
Quanto de gordura cada uma eliminará? Caminhada é igual ou diferente da corrida? Gasto calórico não se discute. A corrida gasta muito mais calorias do que a caminhada, conforme as descrições acima. O que devemos saber é: quanto se gasta da gordura deste total de calorias eliminadas para uma e para a outra atividade física?
Qual circunstância é mais apropriada? Apropriada é a situação de batimentos cardíacos determinados pelo profissional do esporte e o médico, que deverão aproximar os números de batimentos cardíacos conforme a solicitação orgânica de cada indivíduo, e que permita maior gasto calórico, com maior percentual de gordura.
Caminhar é desfavorável em alguma circunstância? Não há situação que se diga desfavorável, ao ponto de lesar o praticante, mas sim, em termos de efetivação de atividade producente. Para se Justificar o gasto calórico de forma apropriada é melhor que seja aumentada a intensidade da prática da caminhada e ou intercalada com corridas leves.
Correr é desfavorável em alguma circunstância? Sim, correr em esforço que ultrapassa os limites aeróbios dos indivíduos que não possuem base de alguns anos de corrida ininterrupta ou não tenham organismo geneticamente adaptado para tais esforços.
Se um caminhante é iniciante e pratica esta forma de exercício há no máximo seis meses, então seu gasto calórico é justificado, ainda, pela caminhada e não deverá ser justificado pela corrida, a menos que seu organismo já tenha bastante base de outras práticas de exercícios como natação e ciclismo, e sua saúde esteja apropriada para a corrida.
Se um corredor inicia imediatamente com esta forma de exercício físico, pode apresentar um gasto calórico demasiadamente exigente.
Concluindo: Na fase um do processo de adaptação física, é necessário que se pratique caminhada até que seu organismo esteja bem adaptado para esforços maiores. Neste momento, uma avaliação médica deverá determinar os níveis de esforços anaeróbios, também.
Durante a segunda fase de adaptação, seu organismo se sairá muito bem com uma prática intercalada de caminhada e corrida.
Após esta adaptação, que pode variar de indivíduo a indivíduo, a corrida será a mais recomendada forma de atividade física.
Dependendo da velocidade do caminhante ou do corredor:
Gasto calórico em Caminhada de uma hora de duração: 480 calorias
Gasto calórico em Corrida de uma hora de duração: 1.200 calorias
Quanto necessitamos, verdadeiramente, de calorias dos alimentos por dia?
Detalhe mágico: Se você não possui nível metabólico para a atividade que deseja realizar, então a predominância de gasto calórico do seu organismo será a glicose, e diminuída a percentualidade no gasto de gordura (exemplo disto é o corredor que corre em ritmo muito acelerado e inconveniente para o momento). Se você se mantiver na pratica da caminhada, apesar de possuir condições para avançar para a prática da corrida, então o gasto energético, além de condicionar muito pouco o seu organismo, deixará de solicitar as reservas de gordura. No mais, a caminhada em pessoas que necessitem delas como prática de exercício físico deverá consumir mais gordura do que glicogênio.
Então: caminhada elimina as quantidades de gorduras, também, se praticada na fase correta. Corrida na fase certa elimina grande quantidade de calorias, das quais, maior percentualidade de gordura.
Teoricamente:
220 menos a idade em anos determina o nível máximo de batimentos cardíacos para a prática da corrida ou da caminhada. O total de batimentos cardíacos a ser determinado para a prática da caminhada e ou da corrida depende, exclusivamente, de profissional médico e Professor de Educação Física.
Bons Treinos!

http://www.ativo.com/Esportes/Pages/AndarCorrereEmagrecer.aspx
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário