segunda-feira, 5 de março de 2012

Recomendações para continuar a ser um ótimo corredor em 2012

Miguel Sarkis completa sua orientação para treinamentos com uma revisão geral, ou tudo que você deve notar e mudar, em seu corpo e mente
Por Miguel Sarkis   

Recomendações para continuar a ser um ótimo corredor em 2012
Miguel Sarkis completa sua orientação para treinamentos com uma revisão geral, ou tudo que você deve notar e mudar, em seu corpo e mente.
Verificar, em que local do solado, seus tênis mais gastaram:
Compare com o que seria razoável: por exemplo; se um calçado gasta os dois pares, de forma regular, ou seja, equilibrada e na mesma quantidade em um e no outro, então eles estão mostrando que seus pés atingem e esmagam o chão, de forma adequada. Caso contrário, um marca mais que o outro, então pode haver erro na pisada ou, como em muitos casos, uma perna seria menor que a outra.
Verificar se sua gordura visível esta maior e se suas roupas aumentaram de tamanho:
Neste caso, verifique sua dieta, junto a um nutricionista e reveja seus hábitos alimentares, além de se propor treinamentos mais lentos, para que seu organismo se habitue a gastar mais gordura do que as reservas de glicogênio.
Verificar quantas vezes você esteve machucado e se há uma relação com os seguintes itens:
Este é um trabalho que requer anotações constantes, até mesmo para que haja uma constatação adequada e certeira para uma possível reformulação de treinamentos, e uma avaliação clínica mais adequada.
Sistema nervoso:
Você permaneceu mais tempo agitado e irritado ou esteve mais controlado, durante o último ano? Se estiver muito irritado, isto pode ser causado por fadiga gerada pelo excesso de treinamento ou pela soma de treinamento e trabalho diário. Em alguns casos, pode ser que haja também, acúmulo de solicitações diárias de outras naturezas.
Excesso de treino:
Acima do volume e ou intensidade que deveria propor, o corpo fica muito cansado. Assim, você não se recupera após uma ou duas noites de descanso, então; deverá diminuir ou tornar menos intensos, até que se possam trabalhar novamente as cargas propostas.
Excesso de trabalho:
Neste caso, algumas soluções são possíveis: ou você muda de trabalho e escolhe algum que satisfaça a sua necessidade, ou você tenta convencer seus superiores, de que é necessária alguma reformulação em sua jornada diária.
Excesso de provas:
Este é um caso recorrente e que muitas pessoas, no mundo inteiro tem se submetido. Vale a pena reavaliar a sua participação, valendo-se de provas que se encaixem em sua periodização de treino, conforme os três últimos artigos escritos por mim, nas semanas passadas.
Falta de alimento:
Muitas pessoas acreditam no valor volumétrico dos alimentos e não no seu valor qualitativo. Então, antes de se submeter à autocrítica, vale a pena passar pela avaliação de um medico Endocrinologista e ou por um nutricionista.
Falta de descanso:
O descanso deve ser proporcional a atividade física e intelectual que você se submete diariamente. Então, não adianta acreditar que bastam seis ou sete horas de sono para que todo o desgaste físico e emocional gerado seja reposto.
Boas revisões e retomada de treinamento
Miguel Sarkis

http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Recomendaçõesparacontinuaraserumótimocorredor.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário