domingo, 18 de março de 2012

Quando, quanto e como fazer uma corrida rápida

Correr rápido exige muito mais do que vontade, embora ela ajude bastante. É necessário uma programação que passe pelo período de base, além de outras atenções

 Por Miguel Sarkis 


foto: chris kittler - ativo.com

Uma criança corre sem parar. Se você mandá-la correr até determinado ponto, isso é muito fácil. Se ela tiver que pegar uma pipa, lá esta ela, muito rápida a perseguir o brinquedo.
Mas, o que isso tem a ver com a corrida que nós praticamos? Isto é para dizer que correr é uma condição nata, e ninguém deve discutir, porém, a corrida sustentada durante minutos, horas e dias, isso certamente exige muita discussão e essa é a minha proposta para esta quinta-feira, quando as provas do calendário mundial estão em franca aceleração.
As corridas no mundo inteiro são o principal foco dos atletas corredores e amadores, amantes da corrida. Onde quer que vá, por qualquer distância, altimetria e demais apelos, elas fazem o encanto de todos. Correr rápido exige muito mais do que vontade. Se bem que ela ajuda bastante.
Correr rápido exige uma programação que passe pelo período de Base, onde a velocidade ficará mais lenta e as provas deverão ser escolhidas pela distância. Já no período pré-competitivo, os treinamentos começam a aumentar a sua intensidade, e as provas poderão ser escolhidas pela maior velocidade e, também, pela distância. No período competitivo, as provas podem ser focadas em velocidade e a distancia, conforme a escolha inicial, feita por você, três ou quatro meses atrás.
É hora de Correr
Prepare suas roupas e tênis, carboidratos e Gatorade que o seu corpo responderá imediatamente.
Como uma criança que não se cansa, neste período os corredores podem “abusar” das velocidades e distâncias, já que se escolheu a prova previamente e agora o corpo responderá especialmente para a escolhida. Cansar-se pouco e terminar com sua melhor marca depende de planejamento e, aí sim, não se torna perigoso correr rápido. Como escolheu a prova previamente, sua distância em treinos já foi definida e seu organismo, agora, define as passadas conforme o pré-dito.
A velocidade sustentada, como numa meia maratona, por exemplo, é um dom divino e deve ser muito bem elaborada, para que a corrida rápida possa ser sustentada durante todo o trajeto pretendido.
Se você pretende correr a meia maratona em 1 hora e 10 min e, em algum tempo, em menos de duas horas, então faça treinos sustentados (ritmos), de até 12 km, dentro do ritmo que se pretende assegurar, duas a três vezes por semana, durante o período pré-competitivo.
Faça a sua corrida valer a pena, desde que tenha treinado, pelo menos, os últimos quatro meses. Se você parou, por qualquer que seja o problema, então vá devagar, não alimente ilusões descabidas, sob o risco de ver sua tão almejada prova fugir de seu domínio e sua velocidade cair vertiginosamente.
Velocidade é brincadeira de criança, mas, em adultos é coisa muito séria. Não aceite conselhos sem substância, procure a fonte científica para explicações menos confiáveis e faça da sua velocidade a melhor da sua vida, sempre.
Bons velozes treinos!
http://www.ativo.com/Esportes/Pages/Quandoecomofazerumacorridarapida.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário