segunda-feira, 5 de março de 2012

Faça o teste e descubra se sua corrida é inteligente

Quantas vezes você sai para correr sabendo exatamente o que irá realizar e, ainda, consegue terminar de acordo com o proposto? Teste sua corrida

 Por Miguel Sarkis 

Quantas vezes você sai para correr sabendo exatamente o que irá realizar e, ainda, termina com o propósito, sem ter se deixado levar pelo ritmo dos amigos, pelo tempo curto, pela pressa de chegar, pela sensação de bem estar, pela simples vontade de ver o ritmo de outra forma? Será que você realiza uma corrida consciente? Será que a sua corrida é uma corrida inteligente?
Vamos ver? Faça o teste abaixo e tenha a certeza quando afirmar o proposto e o realizado.
1- Seu planejamento de treinos para o semestre e ano é realizado com base em ciência e em suas avaliações médicas e profissionais?
2- Sua corrida é sustentada em cima de ritmos que você já conhece, ou você corre de acordo com a sua sensibilidade no dia?
3- Você se baseia na tabela da qualidade de vida de Miguel Sarkis para treinar em ritmo moderado, forte ou descansar naquele dia?
4- Tem um percurso pré-estabelecido de acordo com o seu planejamento, ou sai e se naquela manhã ou tarde for mais atrativo outro caminho, você seguirá por ele?
5- Costuma alterar o percurso e ritmo ao encontrar um amigo no meio do caminho para seguir ao lado deste e suportar a velocidade e características diferentes da planejada para o seu dia?
6- Consegue falar ou evita falar enquanto corre, ou não há inconvenientes durante os seus treinos?
7- Sente ao final de seus treinos que haveria mais força a gastar, foi em cima da pedida ou sempre termina com sensação de que não daria nem mais um passo naquele dia?
8- Seus treinos seguem a lógica de treinamento médio, fraco e forte, além de descansos ativos e passivos?
9- Tem vontade de conhecer mais a respeito de suas potencialidades?
10- Tenha a certeza de um plano bem estabelecido, colha as melhores sensações pós- treino e não se surpreenda após seus próximos eventos de corrida. Você pode você quer.
Para saber se você obterá os melhores resultados de treinos e provas, faça uma enquete pessoal, envie uma resposta para mim, que certamente darei uma opinião para o seu melhor desempenho, por outro caminho. Responda a cada uma das dez colocações que propus. Lembre-se que deve produzir respostas mais sinceras possíveis.
Alunos e atletas que desenvolvem treinamentos comigo, há anos, possuem atitudes e comportamentos diferenciados, por isso, minhas planilhas de treinamentos são diferenciadas e valorizam as diferenças, pelos empenhos programados.
Se houver algum deles que pensa em se esforçar ao máximo a cada treino e prova, certamente, seus treinamentos deverão poupá-lo, apesar de o mesmo não pensar assim e achar que os 100% devem ser aplicados a cada instante. Isso não é possível, nem mesmo ao melhor atleta do mundo.
Tem que haver descanso. Tenho atletas e corredores para a qualidade de vida e sinto que estes têm objetivos semelhantes, ou seja, melhorar a velocidade e a resistência, independentemente dos seus níveis de condicionamento físico. Melhor explicado: se o corredor é iniciante ou adiantado, amador ou profissional, a vontade é a mesma para correr e tirar o máximo de sua condição física e psicológica.
Esta atitude é explicada pela compra do melhor calçado esportivo, pelo pagamento, inquestionável das taxas de inscrições de provas, das viagens custosas aos vários países do mundo para simplesmente pendurar a medalha no peito, além é claro, do uso do cartão de crédito com objetivo de comprar os novos produtos para as corridas matinais.
Sem dúvida, correr é uma atividade inquestionável de prazer e tentações. Tente se programar melhor e verá que seus resultados serão sempre melhores, apesar de achar que o seu máximo já chegou ao limite. Faça valer a dúvida que ai está, no seu subconsciente, e reverta o caminho do estacionado, lento e penoso. Faça tudo para que seus treinos e provas tenham outras caras em 2011.
Bons planos.
Boas aventuras.

http://www.ativo.com/Esportes/Pages/SuaCorridaeInteligente.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário