domingo, 27 de novembro de 2011

Você corre para que?

Por Rodrigo Gerhardt

Por um corpo mais bonito
Entre em forma a cada passada
Barriga tanquinho, pernas torneadas e músculos definidos também são fatores motivacionais para muitos corredores. Por queimar cerca de 450 calorias por hora, para um indivíduo de 70 kg, a corrida é uma das atividades aeróbicas que mais ajudam a emagrecer. Depois de 30 minutos de atividade, 70% da fonte de energia para o exercício passa a ser a queima de gordura, e esse processo só tende a acelerar à medida que ganhamos condicionamento, iniciando assim um ciclo positivo da boa forma.
Tanto para emagrecer como para tirar aquela capa de gordura que esconde seus músculos cultivados com tanto esforço, aposte na corrida moderada. "Quem tem objetivos estéticos com a corrida deve se manter na zona aeróbia, entre 65% e 75% da frequência cardíaca máxima, para priorizar a queima da gordura", informa o personal trainer e coordenador da academia Wet, em São Paulo, João Carlos de Freitas. A duração vai depender do objetivo de cada um. "Quem quer perder peso deve fazer pelo menos 45 minutos de corrida. Iniciantes devem alternar com caminhada. Já para quem visa apenas definir os músculos, é possível fazer de 20 a 40 minutos. Se for combinar musculação com corrida, faça o aeróbico depois do treino com pesos", diz ele.
Segundo a dermatologista Christiana Moron, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a prática moderada da atividade, em equilíbrio com a alimentação saudável, pode "rejuvenescer". Basta se dedicar entre 30 e 60 minutos para colher os seguintes frutos:
PELE E CABELOS REVIGORADOS
O princípio é o mesmo: o aumento da circulação sanguínea promovido pela corrida aumenta também a nutrição e a oxigenação das células e tecidos. Na pele, a circulação periférica na derme a deixa mais rosada e viçosa, enquanto no couro cabeludo a melhor irrigação torna os fios mais fortes e brilhantes.
COMBATE À ACNE
Os lipídios são a base para a secreção das glândulas sebáceas na pele, responsável por cravos e espinhas. "Ao diminuir a taxa de gordura no sangue, a corrida ajuda a suavizar o problema, atenuando a ação dessas glândulas", afirma Christiana. Outro aspecto importante é a desobstrução dos poros, estimulada pelo suor. Ele reduz inflamações e ajuda a eliminar as toxinas da pele, inclusive as substâncias químicas de produtos como desodorantes e sabonetes.
CONTROLE DA CASPA
A pele é um foco de manifestações de estresse (caspa, psoríase e dermatites muitas vezes surgem em situações de tensão). "A corrida pode ajudar a amenizar e controlar diversas doenças psicossomáticas", afirma Christiana.


http://runnersworld.abril.com.br/materias/correrpq/index03.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário