domingo, 9 de outubro de 2011

Conselho de professor

Conselho de professor

A corrida, como todos os outros esportes, pode ser aperfeiçoada com treinamento. Até as pessoas mais leigas podem fazer e fazem este tipo de treinamento sozinhas, mesmo sem grandes conhecimentos sobre o assunto. Todos os corredores, desde os informais, que correm por prazer, até os que correm profissionalmente, têm noção de como fazer para realizar seus treinos, e melhorar sua performance. Isso ocorre devido à facilidade com que nosso organismo responde aos diferentes estímulos que lhe são dados.

O que muita gente não sabe, é que com a mesma facilidade que ele responde aos estímulos, ele também se adapta a eles. Isso porque nosso organismo, por ser muito complexo, mas muito inteligente, faz apenas o que lhe é pedido. Portanto, se você é daqueles que correm uma hora todos os dias na mesma velocidade, pode ter certeza que seu organismo vai se adaptar a isso e sua melhora se tornará cada vez mais difícil, até chegar ao ponto em que não ocorrerá melhora alguma.

Por outro lado, aproveitando essa facilidade do nosso corpo em adaptar-se aos estímulos, cada vez que estes são aumentados, nosso organismo corre atrás para acompanhar. Imaginem nossa corrida na esteira: cada vez que aumentamos a velocidade, somos obrigados a correr mais porque, caso contrário, cairíamos dela. O mesmo ocorre com o corpo; cada vez que aumentamos o estímulo, ele é obrigado a acompanhar.

Depois dessa dica, será fácil imaginarmos que se corrermos mais rápido, aumentando ao máximo nosso estímulo, dentro de pouco tempo nos tornaremos recordistas em maratonas. Mas não é bem assim. Há muitos fatores envolvidos como os diferentes estímulos e as limitações genéticas, por exemplo. O importante mesmo é continuar correndo!

Autor: Henrique Camargo Martins – professor de Educação Física, pós-graduado em Fisiologia do Esporte
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário