domingo, 30 de outubro de 2011

Artigo - 7 pecados que o corredor não pode cometer - parte 2

Artigo - 7 pecados que o corredor não pode cometer - parte 2

V) AVAREZA Cobiça, ambição exagerada de possuir alguma coisa a qualquer custo acaba custando caro. Não basta simplesmente ser um grande vencedor. Responsabilidade social implica em fazer doações à comunidade carente, ajudar a quem precisa e promover o crescimento profissional de pessoas menos favorecidas. Além dessa atitude fazer bem ao coração, o corredor fica bem visto por todos à sua volta.

VI) GULA A gente lembra logo de excesso de comida. Como estamos falando de corrida, vamos abordar os excessos cometidos tendo como conseqüência a involução e o fracasso nas competições. É como se o corredor tivesse gula de correr, o que não é difícil de vermos isso no nosso meio e que apresenta algumas características:
1) Se recusam a fazer qualquer outra atividade complementar ou substituir a corrida quando estão contundidos.
2) Priorizam a corrida sobre qualquer compromisso cotidiano. Primeiro a corrida!
3) Toleram e suportam mais as dores musculares e por isso treinam mesmo sem condições.
4) Quando por motivo de força maior são obrigados a parar de correr, mesmo que por poucos dias, demonstram irritação, depressão, ansiedade etc.
5) Experimentam um alívio imediato ao retornar à rotina de treinamento.
6) Apesar do problema, têm consciência de que são viciados.
7) Querem correr sempre forte, não respeitando o repouso passivo ou ativo.
8) "Batem de frente" com familiares não adeptos à corrida, especialmente aqueles que costumam questionar ou acusá-los de "exagerado".
9) Só pensam "naquilo"... Na corrida!
10) Alguns seguem dietas para se manter magros, sempre achando que qualquer grama extra na balança pode prejudicar o desempenho.
11) Colocam sempre a culpa no tempo, chuva, muito calor, vento contra etc, para justificar esporádicas performances ruins. Da mesma forma os percursos com muita ladeira, paralelepípedo, muito buraco na pista etc. Parece até que esses obstáculos se apresentam só para ele.

"Puxa vida! Quando não corro sinto que está faltando alguma coisa!" - "Não consigo ficar um dia sem correr!" -"Meus amigos dizem que sou maluco!". Frases desse tipo são, de certa forma, comuns entre corredores "gulosos" e viciados na corrida.

VII) LUXÚRIA Significa, na forma mais pesada, corrupção, libertinagem etc, que todos nós conhecemos bem o significado por conta de alguns dos nossos políticos. Entretanto, no nosso caso se relaciona com a falta de comprometimento com o treinamento ou com os colegas, ostentação de coisas fúteis ou contar vantagem "sem pé nem cabeça". Quantos colegas conhecemos que vivem dizendo terem conseguido um resultado sensacional numa corrida lá em "Deus me livre" que ninguém conhece?

Autor: Luiz Carlos de Moraes

Leia a continuação na próxima semana.

http://www.corremos.com.br/profiles/blogs/artigo-7-pecados-que-o-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário