domingo, 23 de outubro de 2011

Artigo - 7 pecados que o corredor não pode cometer

Artigo - 7 pecados que o corredor não pode cometer

Quando eu e muitos amigos éramos pequeninos, ouvíamos falar naqueles tradicionais pecados capitais catalogados pela Igreja Católica na Idade Média e atualmente adaptados e mencionados como erros e/ou desvios de conduta em diversos segmentos da sociedade, e que são: orgulho, inveja, ira, preguiça, avareza, gula e luxúria.

Na verdade, o verdadeiro sentido dos pecados é que, quando os cometemos a gente acaba pagando por isso. Na corrida não é diferente e a ela também pode ser aplicado. No caso, quando os cometemos o resultado pode ser desde problemas sociais até contusões ou lesões. Vamos a eles:

I) ORGULHO Não basta ser uma pessoa famosa, ter dinheiro suficiente para comprar os melhores tênis ou equipamentos de corrida de primeira linha, contratar os melhores treinadores etc. Só isso não leva ao pódio. É preciso ter nascido com talento natural, ser humilde o suficiente para se relacionar com os outros corredores, trocar idéias, ajudar os companheiros de corrida para somar esforços e vencer os desafios que os treinamentos e certas provas oferecem. Também não adianta menosprezar os outros quando subir ao pódio ou conseguir um grande resultado. Numa competição você vai bem, em outra não.

II) INVEJA Esse pecado no pedestrianismo não vai muito longe. Sentir inveja de um colega só porque venceu essa ou aquela corrida, ou conseguiu uma boa marca, não é muito comum entre corredores. De qualquer forma, quando um desses aparece é fácil de ser reconhecido. Geralmente se refere aos outros com desdém, tenta denegrir a imagem com justificativas do tipo: deve estar tomando "bomba". O invejoso geralmente é do tipo que não chega a lugar nenhum, simplesmente porque não treina e não se relaciona bem com os outros. O corredor bem sucedido não é para ser invejado e sim ser tomado como referência.

III) IRA Preciso destruir o meu concorrente. "Tomara que ele se machuque e eu possa ganhar". Que pensamento mais grosseiro, não? Um corredor se voltar contra o outro ou torcer contra é uma das atitudes mais baixas que alguém pode ter. Quem vive preocupado com o treinamento do adversário esquece de explorar o próprio potencial. Ainda bem que ao longo dos meus mais de vinte anos de corrida vi muito pouco disso. A ira é um sentimento raro entre corredores. O mais comum é se associar, copiando e aperfeiçoando o treinamento executado pelo outro.

IV) PREGUIÇA Geralmente o fracassado é preguiçoso e negligente. Vive fazendo planos que nunca saem da imaginação, dizendo que vai fazer isso e aquilo. É um sonhador e vive tentando enganar a si mesmo: que agora vai treinar com "um cara", como se o "cara" fosse a solução de todos os problemas, mágico ou ser de outro planeta. Quem tem sucesso tem plano de ação, treina duro, sofre e compartilha esse sofrimento com os colegas. Sucesso não significa apenas vencer ou se sair bem em provas. Para muitos basta apenas bater recordes pessoais que já está muito bom. E está mesmo. Recorde pessoal significa evolução e superação. O bom da corrida é que ela por si mesma ensina o caminho da humildade porque ninguém vence eternamente. Haja vista os quenianos que são considerados os melhores do mundo e vez por outra perdem para os brasileiros.

Leia a continuação na próxima semana.

http://www.corremos.com.br/profiles/blogs/artigo-7-pecados-que-o

Nenhum comentário:

Postar um comentário