domingo, 25 de setembro de 2011

Música dá mais ânimo, melhora a performance e ajuda a superar cansaço

Música dá mais ânimo, melhora a performance e ajuda a superar cansaço

Aproveito o espaço para republicar uma matéria que saiu há pouco tempo no jornal O Globo, sobre se exercitar ouvindo música:

Quem se exercita ouvindo música sabe. É só apertar o off do aparelho que tudo parece diferente, as pernas começam a pesar, os músculos não respondem, o ritmo diminui, e a energia se esvai. A relação da música com o exercício é evidente e tem sido tema de várias pesquisas que estudam os benefícios que ela pode trazer para a atividade física.

O grupo do inglês Costas Karageorghis, da Universidade de Brunel, estuda o assunto há 20 anos. Ele e sua equipe descobriram que o treinamento com música reduz a percepção de esforço e pode enganar a mente para você se sentir menos cansado e com pensamentos positivos durante o treino. Em testes realizados com exercícios na esteira, em uma intensidade de até 75% da frequência cardíaca, a sensação de esforço diminuiu 10%.

Em 2009, analisando a relação entre os batimentos do coração e os da música, os pesquisadores descobriram que o ritmo ideal para acelerar é entre 120 e 150bpm (batidas por minuto). Ritmos de 80 a 110 bpm (como “Let it Be”, dos Beatles, de 80bpm) são improdutivos, porque o cérebro não harmonizaria a velocidade do movimento e a batida lenta da música.

A performance do treinamento pode ser impulsionada pelas baladas preferidas. Igualar o ritmo da música com o ritmo do exercício também pode regular a circulação e otimizar a demanda de oxigênio. O ideal é procurar músicas com ritmos semelhantes ao que pretende executar, para sincronizar os movimentos. O mais importante, porém, é ela que seja inspiradora.

E as canções são as mais variadas. Há pessoas que se exercitam ouvindo rock, outras com dance music, MPB, axé e samba. Tem corredor que toca a mesma música várias vezes. Não importa a trilha sonora, a música é uma companhia perfeita.
http://www.corremos.com.br/profiles/blogs/musica-da-mais-animo-melhora-a

Nenhum comentário:

Postar um comentário