domingo, 7 de agosto de 2011

Saia do sofá – parte 1

Vocês são corredores e sabem o bem que o exercício físico traz à saúde. Mas e os amigos e familiares que ainda arranjam desculpas para não fazê-lo? Encontramos aqui uma reportagem que vai ajudá-lo a tirar seus companheiros da inércia:

Oito maneiras de convencer a si mesmo dos benefícios de se levar uma vida mais saudável

EUA. Embora saibamos que o exercício físico e a alimentação saudável podem reduzir a incidência de doenças, controlar o peso e melhorar o humor, ainda achamos um jeito de ficar plantados no sofá.

Muitas das desculpas estão baseadas no medo - de fracassar, de desapontar a nós mesmos e os outros, e até medo do sucesso, afirma Julie Hammerstein, nutricionista e autora de "Fat Is not a Four-Letter Word" (Gordura não é Palavrão). Se você não é mais "o gordinho", então, quem você é agora? E seus amigos ainda vão querer sair com você se você pedir uma saladinha em vez da carne com gordura?

"É nesse momento que a exploração pode começar e as pessoas podem perceber por que elas estão usando a mesma desculpa pelos últimos 15 anos", disse ela. "Isso pode significar que eles terão que deixar de lado o prazer se assistir TV ou terão que reconhecer que algo na dinâmica da família está impedindo que eles tomem conta de si próprios".

Há fanáticos por exercício, corredores relutantes, adeptos de dietas ocasionais e os profissionais que querem ajudar a nós todos. Eis alguns exemplos das desculpas mais notórias, e algumas ideias sobre como jogá-las para o alto (e levantar do sofá).

Especialistas dão alguns exemplos das desculpas mais notórias, e algumas ideias sobre como jogá-las para o alto (e levantar do sofá):

1 - "Não tenho tempo para me exercitar"
Torne o exercício uma prioridade e agende o horário da atividade como você faria com qualquer outro compromisso, incluindo aqueles realizados com a família, o trabalho e o médico, sugere Lavinia Rodriguez, psicóloga clínica e autora de "Mind Over Fat Matter" (A Mente contra a Gordura). Apenas 20 minutos de exercício podem elevar o índice cardíaco e o nível de energia.

2 - "Estou muito cansado hoje"
Não vá direto aos 30 ou 60 minutos de atividade regular; comece com menos tempo. Realize um grupo único de exercícios ou apenas 5 minutos de qualquer atividade aeróbica. "As chances são de que, após um pouco de movimento, você se empolgue, pois o exercício libera dopamina e estimula a adrenalina por mais energia", diz Jeff Halevvy, especialista em saúde fisiocognitiva, saúde comportamental e ciência do exercício.

3 - "Fazer atividade física é chato"
"É porque você chama de ‘atividade’ e ainda não achou um exercício que você ache agradável", diz Bethanne Weiss, da academia Better Butts by Beth. Comece se movimentando por diversão e brincadeira, pois não existe um exercício melhor do que os outros, apenas aquele que é feito. Bethanne diz que a pessoa deve tentar de tudo – dança, caratê, ciclismo – e continuar com a atividade que achar mais agradável, dando recompensas a si próprio pelos exercícios realizados.


http://www.corremos.com.br/profiles/blogs/saia-do-sofa-parte-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário