sábado, 16 de julho de 2011

Verdades e mentiras sobre a corrida

Verdades e mentiras sobre a corrida

Confira algumas informações - erradas - que ainda insistem em pairar entre os corredores e as que são acertadas

Correr no asfalto machuca?
Verdade. Se você só corre no asfalto, e por um longo período de tempo, o risco de sofrer alguma lesão é grande. Você não vai se machucar de um dia para o outro, mas não faz mal a ninguém ficar de olhos abertos. A capa passada, o impacto que você sofre é de duas a três vezes o peso do seu corpo, portanto, quem mais sofre com isso são as suas articulações. O asfalto, terreno duro, não amortece o impacto, o que pode levar a
lesões como a periostite, a fasciíte plantar ou tendinites no joelho. Tente intercalar o seu treino, correndo também na terra, grama e até mesmo na praia.

Tênis mais leves ajudam a correr mais rápido?
Falso. Os tênis leves são indicados para atletas profissionais e para heavy users, para quem os tempos de prova são tudo. Iniciantes devem prefirir tênis mais flexíveis, transpiráveis, com o calcanhar rígido (para prevenir lesões nos joelhos) e com entressola alta. Na hora da compra, procure pelos modelos voltados à estabilidade e ao controle de movimento.

Sou homem e tenho 35 anos. A minha FC máx. é de 185 pulsações por minuto.
Falso. As fórmulas usadas para calcular a FC máx. dão apenas uma estimativa da sua frequência cardíaca máxima. Para que você saiba com certeza em torno de quanto ela gira, você deve fazer uma teste de esforço. À medida em que o nível de condicionamento físico melhora, os batimentos cardíacos tendem a cair, motivo pelo qual esse tipo de fórmula mais geral sempre apresentará um valor elevado, independentemente do seu condicionamento físico.
Quando você atingir um nível médio de treino, poderá saber qual é o seu limite. Basta correr 1 k em uma sibida, na máxima velocidade que conseguir. Ao chegar ao fim do trecho, a frequência apresentada pelo seu frequencímetro estará bem próxima do valor real. A partir desse resultado, você pode ter uma ideia das suas zonas-alvo de treino.

Posso ganhar ao invés de perder peso?
Verdade. Geralmente se ganha peso nas primeiras semanas de treino. E a explicação é simples: músculo pesa mais do que a gordura. Você até pode perder gordura corporal, mas pesará mais, porque a sua massa magra terá crescido.

Para que eu consiga emagrecer preciso correr pelo menos 45 min?
Verdade e mentira. Os 45 min podem ser o tempo necessário para que o seu corpo mobilize a gordura como fonte de energia, produza um gasto calórico suficiente para que tenha uma melhora visível. No entanto, ninguém começa - e nem deve começar - a correr 45 min de um dia para o outro, já que o risco de você se lesionar é alto, o que provavelmente o faria desistir. No início, treinos mais curtos, de entre 20 min a 30 min, são mais que suficientes.

Karina Bernardino

Visite o site da revista: http://www.sportlife.com.br/
Compartilhe

Um comentário:

  1. Olá amigo. Na minha família a gente tem um motivo para correr que se chama vida com saúde. Acontece que mesmo ficando muito tempo neste monitor e por morar em frente à praia; sempre encontro tempo e tenho este privilégio de só abrir o portão e correr no calçadão. O prazer de sair por ai correndo ouvindo uma música, às vezes batendo papo com amigos não tem preço. Suas dicas não tem nota, pois acima de mil é impossível e concordo que deve ter cuidado ao iniciar, pois não é do dia para o outro.Agradeço por ter compartilhado sua notícia comigo. Abraços fraternos. Kaoma

    ResponderExcluir