sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mulheres maratonistas ficam melhores com a idade

Ao contrário do que muita gente pode pensar, o passar dos anos não é um impedimento para a prática da corrida. Na verdade, no caso delas, os anos a mais até ajudam

Aproveite os benefícios
Mais


Declínio físico: quase nada
Estudo mostrou que as atletas que continuaram a competir em nível profissional entre 30 e 50 anos viram a sua performance cair pouquíssimo de um ano para o outro.
O declínio físico acontece, claro, mas é bastante sutil. "O que conta é a experiência", diz o ortopedista Vonda Wright.

Coração e pulmões
A frequência cardíaca máxima cai 7 a 8 batimentos por min a cada 10 anos de vida, independentemente se a pessoa se exercita ou é sedentária. A capacidade pulmonar também cai. O treino intervalado, no entanto, é capaz de limitar o impacto dessas mudanças fisiológicas, porque ele aumenta a eficiência desses órgãos.
O coração bate menos, mas mais eficientemente. Já a capacidade pulmonar diminui, mas as atletas aprendem a otimizar a respiração.

Músculos
As fibras de contração lenta, usadas para eventos de endurance, começam a se deteriorar muito mais tarde que as de contração rápida, acionadas em eventos de velocidade (sprint). Proporcionalmente, elas têm mais fibras lentas que eles, o que talvez explique por que essa tendência em corredoras mais velhas não é universal.

Karina Bernardino
Compartilhe


Visite o site da revista: http://www.sportlife.com.br/
Postado por Gilberto L .Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário